O Serviço de Parto Normal Humanizado no município de Ouriçangas, surgiu de uma parceria através de Contrato de Programa entre a SESAB / FESF / Município de Ouriçangas. Este Serviço, operacionalizado através das ações da Enfermeira Obstetra Ticiana Marques, visa qualificar a Rede de Atenção em Saúde, equipe e serviço, objetivando que a mulher tenha um acompanhamento de pré-natal qualificado, atendendo a todas as ações previstas na Rede Cegonha, afim de garantir uma gestação e um parto seguro para gestante, bebê e equipe, com garantia da implementação das boas práticas, preconizadas pelo Ministério da Saúde.
1.Reduzir o risco de complicações no momento do parto 2.Incentivar a gestante a ter o parto de forma fisiológica 3.Assegurar a presença do acompanhante de escolha da gestante no pré-parto, parto e pós-parto 4.Assegurar a amamentação na primeira hora de vida do recém-nascido 5.Garantir as ações de boas práticas no momento do parto 6.Evitar regulações desnecessárias, garantindo que a gestante tenha seu filho no município de origem 7.Reduzir o índice de morbimortalidade materno infantil 8.Assegurar uma assistência de qualidade e humanizada a gestante e a sua família.
A enfermeira Obstetra realiza encontros com mulheres e gestantes, onde aborda diversos temas de incentivo ao parto normal humanizado, é orientada sobre o autoconhecimento em todas as fases da vida, principalmente na gestação, momento em que as gestantes tiram dúvidas sobre a amamentação, sobre relação sexual na gestação, sobre os sinais de parto entre outros temas. As gestantes são convidadas a fazer uma visita de vinculação na unidade hospitalar onde ela irá parir. Neste momento a enfermeira apresentação a sala de parto, explica sobre como ela será atendida naquele local no momento do parto, apresenta os equipamentos disponíveis para facilitar o trabalho de parto, entrega folders explicativos sobre as posições de parir, onde a escolha sobre a posição de parir é da gestante. A enfermeira orienta sobre o tempo máximo que a gestante deve esperar para parir e ainda disponibiliza seu contato telefônico para qualquer dúvida ou necessidade. É realizado sessões de Educação permanente com a equipe da Atenção Básica, com o objetivo de qualificar a assistência às gestantes, desde o primeiro pré-natal até o momento do parto.
1.Devido ao aumento no número de AIHs preenchidas pela enfermeira obstetra no município de Ouriçangas, a SESAB doou uma cama PPP, cavalinho e poltrona do acompanhante 2.Aumento no quantitativo de partos realizados no município de Ouriçangas 3.Aumento nas ações de boas práticas no momento do parto 4.O município de Ouriçangas passou a ter registro de nascidos vivos a partir da inserção do serviço de parto normal humanizado 5.Redução do quantitativo de gestantes reguladas 6.Mapeamento de gestantes de alto risco ainda no pré-natal e encaminhamento para a unidade de referência 7.Implantação do Partograma.
Conclui-se por tanto, que o Serviço de Parto Normal Humanizado trouxe às gestantes a possibilidade de parir no seu município de origem, de forma natural, com seus familiares e amigos próximos, de forma segura, com garantia de todos os seus direitos. Desde 2018, quando o serviço foi implantado no município, a Enfermeira Obstetra vem trabalhando na qualificação das ações de assistência ao pré-natal do município, o que resulta em profissionais mais preparados para atender às gestantes e seus familiares, de forma humanizada.