IMPORTACIA DA INTEGRAÇÃO ENTRE AS REDES DE ATENÇÃO A SAÚDE NO MUNICIPIO DE DOM BASILIO

Apresentação

Ao iniciar como Diretora de Atenção Primária no município de Dom Basílio em janeiro de 2020 percebi uma falha na comunicação entre as RAS (Redes de Atenção à Saúde) do município a qual se intensificou com o surgimento da pandemia, sendo necessário organização dos serviços de saúde ofertados pelo município, de uma forma que atenda a população de maneira mais eficaz. Decidi então iniciar esse projeto de fortalecimento das RAS, sendo responsável por coordenar essa rede que é ordenadora do cuidado e a principal porta de entrada do usuário no SUS. Essa posição estratégica da APS no fluxo da atenção à saúde do usuário tem por objetivo potencializar a garantia da integralidade, continuidade, eficiência e eficácia do sistema de saúde. A medida que fui conhecendo o fluxo percorrido pelos usuários dentro da rede, percebi uma visão fragilizada neste ponto de atenção em que quando o usuário estava em tratamento em outro ponto da rede, como por exemplo, internação hospitalar, internação domiciliar, síndrome gripal (atendimento por uma unidade só para esta demanda), serviço de atendimento à saúde mental, dentre outros, a ESF não mais se enxergava como responsável pela continuidade do cuidado, causando alguns problemas como: usuários perdidos na rede com seus problemas de saúde não resolvidos por falta de comunicação, não continuidade do cuidado com esse usuário gerando insatisfação, usuário percorria vários pontos da rede sem respostas causando descontentamento, dentre outros.

Objetivos

Elaborar estratégias de fortalecimento para integração dos serviços municipais que compõem a rede de atenção do município de Dom Basílio. A implantação e integração das redes de atenção à saúde representa um avanço na organização do sus, nos seus resultados e na sua avaliação pela população. Além disto, a orientação dos usuários no uso dos serviços, sabe qual caminho percorrer dentro das RAS, é de grande importância.

Metodologia

Após propor a realização de reuniões entre as redes que compõem o município de Dom Basílio, realizar capacitações sobre os pontos de atenção que compõem a rede do município, criação do instrumento de referência e contra referência como primeiro componente do fluxo de encaminhamento, montar um fluxo de encaminhamento de como o paciente percorre em todos os pontos da rede e apresentar as todos os profissionais exemplificando sobre a importância de uma rede fortalecida e as consequências de uma rede fragilizada, os pontos da RAS no município passam a ser entendidos e funcionarem como espaços em que são ofertados alguns serviços de saúde, sendo todos igualmente importantes para o cumprimento dos objetivos da rede de atenção. Diante do exposto, o cumprimento da integralidade, a iniciativa de enxergar as fragilidades e criar comunicação entre os diferentes pontos da rede, consegui em Dom Basílio garantir a qualidade da atenção à saúde, uma vez que as ações de promoção, prevenção, assistência aos danos e reabilitação ocorre de forma articulada em todos os pontos da RAS.

Resultados

Potencialidades e fragilidades encontradas no cotidiano profissional. Organização e integração da rede. Fortalecimento da rede, trabalhando de forma integrada, onde todas as equipes que compõem a rede conhecem o território, suas potencialidades e fragilidades, conhecem todo o fluxo de atendimento e encaminhamento e como funciona todos os pontos da rede do município. Todas as equipes conhecem o fluxo do usuário nas redes e conseguem orientar o mesmo em sua necessidade, evitando que este usuário percorra toda a rede sem respostas. Comunicação entre as redes tanto através do instrumento de referência e contra referência, quanto de forma informal.

Conclusões

A literatura é escassa sobre as estratégias para integração da rede, a experiência no município de Dom Basílio destacou a importância desse fortalecimento e a busca de ferramentas dentro do próprio processo de trabalho e experiências profissionais sobre o tema redes, necessidade do matriciamento nos serviços de saúde, capacitação e empoderamento dos profissionais. Para a efetividade do trabalho dentro da rede de atenção à saúde, se faz necessário que as equipes que compõem a rede se responsabilizem pela continuidade da assistência ao usuário e que os processos de trabalho estejam organizados de maneira que possam suprir as demandas do indivíduo. Para tanto, é necessário que os serviços dos diferentes níveis de atenção estejam interligados, fazendo com que se efetivem os processos de referência e contra referência de forma estratégica.