A gestão do município executa uma programação financeira trimestral para desembolso de despesas obrigatórias, serviços de terceiros, aquisição de bens e materiais de consumo para todo o município. Na secretaria de saúde reunimos as coordenações para organizar a programação do trimestre conforme necessidade dos serviços e lançamos os pedidos nos instrumentos de planejamento padronizados pela gestão, além desses, utilizamos uma planilha especifica de Controle interno da secretaria que contem de forma detalhada todas as receitas e despesas previstas para o trimestre, com ela temos o parâmetro para realizar o monitoramento entre o previsto e o realizado ao longo das semanas e no final do mês consolidação das referidas informações. O monitoramento é realizado através das informações das receitas disponíveis na pagina do Fundo Nacional de Saúde e no sistema contabilis, adotado pela secretaria de finanças do município e disponibilizado o acesso para alguns técnico, já as despesas são monitoradas através das Autorizações de Fornecimentos que recebemos, notas ficais e consulta do pagamento também no sistema contabilis. A rotina de acompanhamento das despesas e das receitas é para manter o equilíbrio das contas sem comprometer o suprimento dos serviços prestados aos usuários do SUS.
Identificar as receitas para o longo do ano e programar as despesas necessárias para manutenção dos serviços prestados pela secretaria de saúde de Santo Estevão-Ba Otimizar as despesas conforme receitas Classificar as prioridades das despesas por trimestre Qualificar a gestão para utilização dos recursos
O planejamento é realizado trimestralmente, sendo quatro programações durante o ano, organizamos e preenchemos os instrumentos utilizados pela gestão municipal, depois são disponibilizados para autorização da secretária e do prefeito e encaminhadas as solicitações autorizadas para secretaria de administração realizar a execução. Na secretaria de saúde então realizamos o acompanhamento da execução das despesas solicitadas conferindo todas as informações referente aos pedido e a fonte recurso pagadora que consta em todas as Autorizações de Fornecimentos, as notas fiscais também são confrontas com os pedidos e acompanhamos até etapa final que é o pagamentos dentro trimestre, os pedidos não executados, não entregues e não pagos dentro do trimestre são programados ou reprogramados para o próximo trimestre.
Os resultados dependem de uma serie de elementos, que vai desde o primeiro momento que é o levantamento das receitas que podem sofrer variações ao longo do ano para mais ou para menos, então realizamos o monitoramento mensal para adequação dos ajustes conforme apresentação das variações. A outra etapa é o levantamento das necessidades pelos respectivos coordenadores, ordenando também as prioridades para cada trimestre, afinal as necessidades são muitas e os recursos são escassos, sendo necessário o equilíbrio entre o que é necessário e o que é possível para garantir o suprimento do básico para o funcionamento adequado da rede de serviços ofertadas pelo município. O controle das receitas x despesas auxilia muito na tomada de decisão mais assertiva.
Entendemos que o monitoramento é pautado no uso racional dos recursos disponíveis para otimizar o funcionamento dos serviços existentes com aquisição/prestação de serviço/pessoal entre outras despesas essenciais para o prestação dos serviços aos usuários do SUS, sendo um processo importante para auxiliar a gestão na tomada de decisão frente aos recursos limitados que dispomos para atender uma gama crescente de usuarios do SUS.