EXPERIÊNCIA DO PROCESSO DE INFORMATIZAÇÃO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NO MUNICÍPIO DE NOVA CANAÃ-BA

Apresentação

Em 2013, foi criado o Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB), este é o sistema de informação nacional vigente para o processamento e a disseminação de dados e informações relacionadas a Atenção Primária à Saúde, através do Sistema e-SUS AB, composto por dois softwares para coleta dos dados: Sistema com Coleta de Dados Simplificada (CDS) e Sistema com Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC). A partir da percepção da importância da informação em saúde, surgiu a necessidade deste estudo, que é necessário para refletir o processo da informatização da saúde no município, alimentação dos SIS existentes e como tal pode gerar mudanças na qualidade da assistência à saúde. Através desse estudo acredita-se que ficará evidente, a importância do uso da informação em saúde como ferramenta para a melhoria dos indicadores de saúde e qualidade da saúde dos usuários.

Objetivos

Geral: Descrever experiência da informatização da Atenção Primária à Saúde no município de Nova Canaã. Específicos: Descrever o processo de informatização da Atenção Primária à Saúde no município de Nova Canaã nos anos de 2019 a 2021. Avaliar os indicadores de saúde do Previne Brasil dos anos de 2019 a 2021.

Metodologia

A opção metodológica é um estudo descritivo com dados secundários e informações obtidas através da coleta de dados nos Sistema de Informação da Atenção Básica: PEC e e-gestor. A metodologia adotada para esse estudo descritivo foi dividida em três etapas: 1ª etapa: Identificação do problema. Em fevereiro de 2020, ao consultar o banco de dados do SISAB com a finalidade de monitorar as informações do município foi encontrada uma realidade inesperada com baixíssimos cadastrados individuais que não condiziam com a população do município, refletindo assim nos resultados dos indicadores de saúde.2ª etapa: Investigação dos problemas. Foram observados alguns problemas: o uso do CDS, aliado ao despreparo dos profissionais para o preenchimento adequado das fichas, demora da digitação dos dados, perda constante de dados, ocasionando a falta de informação, não condizendo com a realidade do município. Outro obstáculo foi a inexistência de computadores e acesso a internet nas Unidades de Saúde. 3ª etapa: Resolução dos problemas. Foi identificado a necessidade da implantação do PEC e informatização da APS. Em maio de 2020 foi realizado a entrega de tabletes para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e treinamento para realizar cadastramento dos usuários do município de forma mais rápida e eficaz. Em junho de 2020 iniciou o processo da informatização das Unidades de Saúde, com instalação de computadores e e oferta do acesso à internet, bem como treinamento dos profissionais para o uso do PEC

Resultados

Pode se perceber que em antes da implantação do e-SUS AB – PEC, as coberturas populacionais representavam apenas 30% da população do parâmetro de cadastro que é de 16.456 habitantes, mesmo com busca ativa dos ACS, força tarefa para realizar o cadastramento, a evolução era lenta. No segundo semestre de 2020 aconteceu um crescimento expressivo dos cadastros, isso foi possível devido a implantação do PEC, onde os ACS passaram a ser responsáveis pelo cadastro individual e territorial, digitando os dados no tablet no momento da visita tornando o processo mais ágil e eficaz. Observa-se que em 2019 os indicadores de saúde estavam estagnados e com a mudança do sistema de CDS para PEC, em 2020, houve um avanço significativo dos indicadores, em especial os de pré-natal. Os profissionais passaram a registrar os atendimentos no PEC e também foram desenvolvidas ações que levaram a melhoria dos atentimentos: intensificação da busca ativa e captação precoce, aumento da testagem para HIV e sífilis, agenda compartilhada com odontólogo, descentralização dos exames citopatológicos, qualificação das consultas para doenças crônicas. Em 2021 com a reorganização dos serviços e a vacinação possibilitou que a população retomasse o acompanhamento nas Unidades de Saúde de forma contínua e sistemática, os profissionais realizando o registro adequado com mais segurança e eficácia, percebe-se um crescimento mais significativo de todos os indicadores.

Conclusões

Conclui-se que após a informatização da APS e implantação do PEC, houve uma melhora em todos os indicadores acompanhados. A informatização e implantação do PEC, trouxe uma simplificação do processo, com redução do tempo entre coleta de dados e processamento da informação e mudança dos instrumentos de trabalho, substituindo o papel pelos tabletes e computadores. Este movimento fez com que a gestão dos SUS se qualificasse e promovesse a melhoria dos indicadores de saúde e da qualidade dos serviços de saúde prestados em Nova Canaã. Apesar de todos esses avanços é importante que o processo se mantenha dinâmico visto que ainda é preciso avançar em alguns aspectos, tais como: adequado monitoramento dos indicadores e a realização periódica de “feedback” aos profissionais de saúde com os dados e indicadores acompanhados.