A terapia domiciliar faz parte de uma importante linha de cuidado do Sistema Único de Saúde (SUS) e tem como finalidade prestar assistência humanizada e proporcionar melhor qualidade de vida a pacientes em uso de dietas, promovendo educação em saúde para familiares e cuidadores. Com isso na atenção Domiciliar é amplamente importante utilizar estratégias e ferramentas para inserção e cuidado em saúde, visando direcionar uma atenção especial as diferentes necessidades de saúde dos pacientes com doenças crônicas. Na atuação como nutricionista em atenção básica de saúde foi necessário um fortalecimento de vínculo entre usuário/profissional e profissional/profissional, articulação intersetorial e desenvolvimento de educação em saúde como estratégias nutricionais de prevenção e cuidado intensivo. A observação, a avaliação nutricional, a escuta qualificada da história de vida, permitem uma ampliação do olhar sobre os determinantes de saúde envolvidos no processo de adoecimento dos mesmos e na formulação de novas estratégias de cuidado continuado e multidisciplinar, em uma perspectiva de reconhecimento terapêuticas e recomendações e orientações nutricionais no ambiente domiciliar, que contribuem para efetividade e eficiência das ações de saúde.
Descrever as práticas das visitas domiciliares realizadas e controlar as doenças crônicas e seus agravos, utilizando da visita domiciliar para o acompanhamento desses pacientes.
São realizadas visitas domiciliares aos pacientes, de sexo masculino e feminino, com diferentes diagnóstico nutricionais e patologias. As visitas aconteceram sempre quando são solicitadas. É aplicado um protocolo individual, inquérito alimentar utilizando o método de recordatório de 24 horas, avaliação antropométricas, Índice de Massa Corporal (IMC) , descrição de hábitos socioculturais, para posteriormente planejar as atividades de cuidado em saúde. As famílias recebem orientações sobre higiene pessoal e dos alimentos e métodos de armazenamento dos alimentos, após isso, são disponibilizados orientações nutricionais descritas de maneira fácil e lúdica juntamente com prescrição individualizada. A ação das visitas domiciliares enfatiza o acompanhamento preventivo da população com essas realizações de visitas domiciliares aos pacientes com doenças crônicas, incentivando educação em saúde, cronograma de vacinação , atividade coletiva (hiperdia), realização de orientações nutricionais e acompanhamento nutricional das doenças e a adesão da melhor forma de tratamento para o paciente, promovendo melhoria na qualidade de saúde.
Com a realização das visitas domiciliares percebe-se uma melhoria no quadro de saúde , satisfação dos usuários/ famílias atendidos, favorecendo a adoção das medidas de intervenções nutricionais, demostram -se entusiasmado com as visitas e com os resultados que obtém no decorrer das intervenções , que apesar de simples , significam uma considerável, melhora em qualidade de saúde .
A prática nos possibilita o vinculo entre profissionais , cuidadores e paciente onde possibilita a sistematização das atividades realizadas em domicilio , criando um vinculo de confiança ao tratamento especifico a cada patologia com maior adesão na promoção em saúde.