ESTRATÉGIAS PARA QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE ATRAVÉS DOS INDICADORES DO PREVINE BRASIL

Apresentação

O SUS vem passando por mudanças que promovem melhorias e avanços no modo de produzir saúde e na organização dos sistemas. O Apoio Institucional (AI) é um dos recursos metodológicos que reformula os tradicionais mecanismos de gestão, penetra no grupo e opera em conjunto o processo de transformação nos modos de organizar o trabalho. Camaçari, através da Secretaria Municipal de Saúde, instituiu o AI no organograma da gestão da Atenção Primária à Saúde (APS), criou dois Distritos Sanitários, um na Sede e outro na Costa, cujos apoiadores estão vinculados às suas diretorias. O Ministério da Saúde instituiu a Portaria Nº 2.979/2019 que criou o Programa Previne Brasil, estabelecendo um novo modelo de financiamento da APS, que consiste na captação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas. O pagamento por desempenho é efetuado considerando os resultados dos indicadores alcançados pelas equipes, a partir do cumprimento das metas. Diante das mudanças no financiamento e almejando melhorias nos indicadores de saúde, a Diretoria de Atenção à Saúde criou uma equipe para atuar junto ao AI, a fim de discutir os indicadores e metas, consequentemente melhorar a assistência da saúde à população. Perante o exposto acima, a equipe de AI do Distrito da Costa, vem descrever o relato de experiência junto às equipes de APS sobre as estratégias para qualificação da atenção à saúde através dos indicadores do Previne Brasil, nos anos de 2019 e 2021.

Objetivos

Demonstrar o processo de trabalho dos AI na melhoria da qualificação da assistência à saúde tendo como parâmetro os indicadores previne Brasil Analisar e comparar a evolução da qualidade da assistência à saúde através dos indicadores de desempenho previne Brasil Corroborar na qualificação da assistência à saúde pelas ESF através do apoio institucional

Metodologia

A metodologia aplicada constitui um relato de experiência durante as visitas às equipes de APS cuja estratégias utilizadas pelo AI foram: Participação nas reuniões de equipe em conjunto com equipe Previne Brasil para capacitação sobre os indicadores com orientação aos profissionais sobre informações de utilização dos instrumento de coleta de dados, o E-SUS PEC durante os atendimentos, atualização de cadastros e correção das inconsistências no E-SUS Utilização dos relatórios operacionais, bem como no acompanhamento dos grupos prioritários, utilização do guia de qualificação dos indicadores. Para isso, das 16 unidades que compõem a região da costa, 03 equipes de APS foram escolhidas de forma aleatória, pertencendo a regiões de saúde diferentes. No final dos quadrimestres foram realizadas reuniões com as equipes de APS por região de saúde onde demonstraram o alcance e dificuldades encontradas para o cumprimento das metas dos indicadores e troca de experiências entre as equipes. Após cada encontro regional os AI juntamente com a equipe Previne Brasil compilava as necessidades, discutia e elaborava um plano de ação para execução no próximo quadrimestre.

Resultados

Das equipes que fizeram parte da experiência, unidades de Saúde da Família de Catu de Abrantes, Areias e Caminho do Mar situadas nas regiões de saúde 1, 2 e 3 respectivamente observou-se um aumento crescente no quadro dos indicadores ao longo do período avaliado, bem como a melhoria na qualidade da assistência à saúde da população do território. Dos sete indicadores avaliados observou-se que os relacionados ao pré natal obtiveram maior desempenho e alcançaram a meta preconizada, o próximo indicador alcançado foi relacionado ao atendimento ao portador de diabetes mellitus e quanto aos demais tiveram um aumento significativo porém ainda não alcançaram a meta preconizada. Com o alcance dos indicadores observa-se a melhoria na qualidade da assistência através dos registros nos prontuários eletrônicos e o acesso do usuário aos serviços.

Conclusões

Das equipes que fizeram parte da experiência, unidades de Saúde da Família de Catu de Abrantes, Areias e Caminho do Mar situadas nas regiões de saúde 1, 2 e 3 respectivamente, observou-se um aumento crescente no quadro dos indicadores ao longo do período avaliado, bem como a melhoria na qualidade da assistência à saúde da população do território. Dos sete indicadores avaliados observou-se que os relacionados ao pré natal obtiveram maior desempenho e alcançaram a meta preconizada. Outro indicador alcançado foi relacionado ao atendimento ao portador de diabetes mellitus e quanto aos demais tiveram um aumento significativo, porém, ainda, não alcançaram a meta preconizada. Com o alcance dos indicadores observa-se a melhoria na qualidade da assistência através dos registros nos prontuários eletrônicos e o acesso do usuário aos serviços. A nova proposta de financiamento, por meio do desempenho dos indicadores, contribuirá para melhoria da assistência a partir do monitoramento e avaliação no cotidiano do processo de trabalho das equipes.