DEVIDO AS QUEIXAS E RECLAMAÇÕES DA POPULAÇÃO AOS SERVIÇOS PRESTADOS PELOS PROFISSIONAIS E TRABALHADORES QUE ATUAM NA REDE MUNICIPAL DE SAÚDE DE BANZAÊ – BA, SURGIU A NECESSIDADE DE SE FAZER UMA AVALIAÇÃO PROFUNDA EM RELAÇÃO AOS ATENDIMENTOS OFERTADOS. FORAM MAPEADAS AS PRINCIPAIS QUEIXAS DO MAL ATENDIMENTO, IDENTIFICANDO SUAS CAUSAS, ALÉM DE SALIENTAR AS NECESSIDADES MATERIAIS RELACIONADAS A POSSÍVEIS INSATISFAÇÕES EM RELAÇÃO AS CONDIÇÕES DE TRABALHO E OU HUMANA. A PARTIR DE UM MÉTODO DIFERENCIADO, LÚDICO E PARTICIPATIVO INVESTIU-SE EM AÇÕES EDUCATIVAS E DE SENSIBILIZAÇÃO, ALÉM DA VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL COMO UM TODO FOCANDO NA INDIVIDUALIDADE DE CADA TRABALHADOR PARA ASSIM, ASSEGURAR UM ATENDIMENTO HUMANIZADO E QUALIFICADO A POPULAÇÃO. O PROJETO DESTINA-SE A TODOS PROFISSIONAIS E TRABALHADORES DE SAÚDE DAS SEIS EQUIPES DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA (ESF), CENTRO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA, CENTRO DE REABILITAÇÃO E SMS TENDO SEU INÍCIO NO ANO DE 2020. O MESMO ESTÁ DIVIDIDO EM ETAPAS, TENDO COMO FASE INICIAL COLETA DE DADOS DOS USUÁRIOS, DOS PROFISSIONAIS E TRABALHADORES. EM SUA SEGUNDA FASE APLICAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO A FIM DE SANAR POSSÍVEIS NECESSIDADES QUE OS PROFISSIONAIS VENHAM A TER. AS MUDANÇAS E MELHORIAS NOS ÍNDICES DE SATISFAÇÃO TANTO DA POPULAÇÃO QUANTO DAS EQUIPES, REFLETEM A ESCUTA E PARTICIPAÇÃO DOS ATORES ENVOLVIDOS EM TODAS AS ETAPAS DO PROCESSO. CUIDAR DE QUEM CUIDA, PARA QUE ESSES POSSAM CUIDAR MELHOR DA POPULAÇÃO É NOSSA PRINCIPAL META.
OBJETIVO GERAL: PROVOCAR O DESPERTAR DA NECESSIDADE DE HUMANIZAÇÃO E ACOLHIMENTO NAS RELAÇÕES JUNTO AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE, COMO DISPOSITIVO DE REORGANIZAÇÃO DO PROCESSO DE TRABALHO VISANDO A CONSTRUÇÃO DE VALORES À DIGNIDADE HUMANA. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: •CONSTRUIR COLETIVAMENTE ESTRATÉGIAS DE ACOLHIMENTO E INTERVENÇÃO TÉCNICO-OPERATIVAS •ASSEGURAR A PARTICIPAÇÃO DOS TRABALHADORES NOS PROCESSOS DE TOMADA DE DECISÕES, FORTALECENDO, VALORIZANDO E MOTIVANDO-OS EM SEU DESENVOLVIMENTO E CRESCIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL •ENVOLVER GESTORES, PROFISSIONAIS E USUÁRIOS NAS AÇÕES TOMADAS DURANTE TODO PROCESSO A FIM DE QUE ESSAS SEJAM HORIZONTAIS E PARTICIPATIVAS •TRABALHAR A SENSIBILIZAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO PARA SUPERAR FRAGMENTAÇÕES NO PROCESSO DE TRABALHO E NAS RELAÇÕES ENTRE DIFERENTES PROFISSIONAIS.
A PRINCÍPIO FOI REALIZADO A COLETA DE DADOS DOS PROFISSIONAIS E TRABALHADORES MEDIANTE QUESTIONÁRIO SOCIODEMOGRÁFICO INDIVIDUAL, AVALIAÇÃO QUALITATIVA POR SETOR E QUESTIONÁRIO DE SATISFAÇÃO DO USUÁRIO. APÓS REALIZAÇÃO DE ANÁLISE DE TODA SITUAÇÃO DE SAÚDE, COMPORTAMENTO DOS INDICADORES DE SAÚDE DA COMUNIDADE ATENDIDA FOI IDENTIFICADO A NECESSIDADE DE FAZER UMA MUDANÇA NA ABORDAGEM À POPULAÇÃO. BUSCANDO MELHORAR A QUALIDADE DO CUIDADO AOS USUÁRIOS, PROPORCIONANDO MELHOR ORGANIZAÇÃO DOS PROCESSOS DE TRABALHO E REDUÇÃO NO TEMPO DE ESPERA FOI IMPLANTADO EM TODAS AS ESF O PEC – PRONTUÁRIO ELETRÔNICO DO CIDADÃO. A FIM DE VALORIZAR OS PROFISSIONAIS QUE COMPÕEM A REDE DE SAÚDE DO MUNICÍPIO, MUITAS DAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO PERMANENTE SÃO DESENVOLVIDAS PELOS PROFISSIONAIS QUE FAZEM PARTE DA EQUIPE. O PROJETO VEM SE PROPAGANDO COM A REALIZAÇÃO DE PALESTRAS MOTIVACIONAIS, EDUCAÇÃO CONTINUADA COM CURSOS VOLTADOS A CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL, AÇÕES EDUCATIVAS E DE SENSIBILIZAÇÃO, ASSEGURANDO CUIDADOS AOS TRABALHADORES. INSERÇÃO DE TODOS OS ATORES ENVOLVIDOS NO PROCESSO DE PLANEJAMENTO E TOMADA DE DECISÕES, FOMENTANDO A AUTONOMIA E O PROTAGONISMO DOS MESMOS.
PARTICIPAM DO PROJETO AS SEIS ESF´S DO MUNICÍPIO, CENTRO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA, SMS E CENTRO DE REABILITAÇÃO TOTALIZANDO 119 TRABALHADORES, PROFISSIONAIS E GESTORES. AS UNIDADES PASSARAM POR UMA REORGANIZAÇÃO DOS PROCESSOS DE TRABALHO, O QUE GEROU TRANSFORMAÇÕES NAS RELAÇÕES SOCIAIS, QUE ENVOLVEM TRABALHADORES E GESTORES EM SUA EXPERIÊNCIA COTIDIANA DE ORGANIZAÇÃO E CONDUÇÃO DE SERVIÇOS E TRANSFORMAÇÕES NAS FORMAS DE PRODUZIR E PRESTAR ATENDIMENTO À POPULAÇÃO. MAIOR RESOLUTIVIDADE EM TODOS OS NÍVEIS DE ASSISTÊNCIA PRESTADAS AOS USUÁRIOS, REDUÇÃO NAS FILAS E NO TEMPO DE ESPERA. ATRAVÉS DE ESCUTAS AOS TRABALHADORES E USUÁRIOS, FOI IDENTIFICADO UMA TRANSFORMAÇÃO PARADIGMÁTICA ORGANIZACIONAL CRESCENTE, AS EQUIPES PASSARAM A ADOTAR NOVAS FORMAS DE LIDAR COM AS PESSOAS, SOB A ÓPTICA HUMANISTA, INSTAURANDO UMA NOVA CULTURA INSTITUCIONAL, RESGATANDO, ASSIM, A DIGNIDADE E O COMPROMISSO COM O PACIENTE, GERANDO SEM DÚVIDA QUALIDADE DE VIDA A CLIENTELA ATENDIDA, MELHORA CONSIDERÁVEL NO ÍNDICE DE SATISFAÇÃO DOS ATORES ENVOLVIDOS. OBSERVOU-SE, AVANÇO NOS INDICADORES DO PREVINE BRASIL, O MUNICÍPIO SALTOU DO 7º LUGAR PARA OCUPAR A 2ª POSIÇÃO NA MACRORREGIÃO NORDESTE (COMPOSTA POR 15 MUNICÍPIOS).
POR SER UM PROJETO A LONGO PRAZO, ESTA NOVA IMPLEMENTAÇÃO TRARÁ COMO PERSPECTIVA ROMPER COM O PRAGMATISMO DOS SERVIÇOS E ESTABELECER UMA NOVA PROPOSTA DE TRABALHO E INSTRUMENTALIDADE PARA OS TRABALHADORES DA SAÚDE. E AINDA, DESTACA A RELEVÂNCIA DA RELAÇÃO INTERPESSOAL DOS SUJEITOS COLETIVOS ENVOLVIDOS (USUÁRIOS, FAMILIARES/CUIDADORES, COLABORADORES), OBJETIVANDO PROPORCIONAR UMA NOVA MODALIDADE DE PRODUÇÃO DE SAÚDE NESTAS UNIDADES. ESPERA-SE QUE TODO O INVESTIMENTO NO POTENCIAL HUMANO DOS PROFISSIONAIS SEJA REVERTIDO EM UM MELHOR ATENDIMENTO À POPULAÇÃO, NESTE SENTIDO, TORNOU-SE RELEVANTE DESENVOLVER AÇÕES QUE PROVOQUEM O DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA ACOLHEDORA. CONSIDERANDO A ÉTICA ENQUANTO CAPACIDADE HUMANA COMPOSTA POR VALORES MORAIS QUE SE REPRODUZEM NA REALIDADE E QUE CONSCIENTEMENTE DEVEM SER APREENDIDOS POR ESSES TRABALHADORES. O PROJETO CUIDANDO DE QUEM CUIDA, É FEITO DE EMPENHO, AÇÃO ARTICULADA E INTEGRADA QUE NÃO DEPENDE DE GRANDES MOBILIZAÇÕES FINANCEIRAS PARA ACONTECER. PERDOAI MAS EU PRECISO SER OUTROS. EU PENSO RENOVAR O HOMEM USANDO BORBOLETAS. (MANOEL DE BARROS)