Esta experiência surge a partir da necessidade de novas estratégias de cuidado no acompanhamento à população durante a pandemia do Covid-19, levando em consideração o risco de contaminação pelo vírus. Emerge pela necessidade de monitoramento das famílias sem a possibilidade de adentrar às suas casas, bem como pela continuidade das ações no Programa Saúde na Escola – PSE, considerando também a ausência de aulas presenciais. A experiência conta com a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC para continuar levando informação e orientação para a população durante a pandemia. O planejamento e execução das ações são organizados pela equipe multiprofissional da USF Dr. José Renan Oliveira Moreira, situada no Bairro Parque Boa Vista, em Itabuna-BA e teve início em março de 2020, prosseguindo até a presente data. A experiência contempla toda a população adscrita no território, bem como as Unidades Escolares acompanhadas pela USF.
O objetivo primeiro deste trabalho foi criar estratégias de acompanhamento à população que correspondessem às visitas domiciliares, bem como as ações do Programa Saúde na Escola – PSE, sem expor-se ao risco de infecção ou comprometimento da vida de outras pessoas, mantendo o público informado sobre cuidados de prevenção e tratamento, evitando ainda aglomeração na Unidade de Saúde. Posteriormente, utilizar as redes sociais como recurso para promoção de saúde.
Para a realização das ações de educação em saúde, a equipe utiliza as redes sociais whats app, facebook e instagram. Os profissionais da USF elaboram vídeos educativos e os Agentes Comunitários de Saúde são responsáveis por encaminhar às famílias e às escolas, quando o trabalho é desenvolvido para o PSE – Programa Saúde na Escola. Neste caso, as Unidades Escolares reencaminham os vídeos para os pais, alunos, professores e demais colaboradores. Os vídeos (curta-metragem) possuem caráter humorístico e a ideia inicial foi minimizar o estado de tristeza que a pandemia do Covid-19 causou nas pessoas. Inicialmente, Inicialmente, criou-se o curta-metragem “Minha Equipe é uma Peça”, de 9 minutos e 43 segundos de duração e é uma adaptação da obra de Paulo Gustavo, “Minha Mãe é uma Peça”. Neste trabalho, uma ACS se caracteriza da personagem D. Hermínia e com muito bom humor transmite as orientações sobre saúde. Dado o número de visualizações e compartilhamentos do vídeos, a equipe então criou “Minha Equipe é uma Peça II” e a partir daí segue-se as produções mesmo com o controle da pandemia, dado o sucesso.
Esta experiência possibilita o contato direto entre os cidadãos e o serviço de saúde mesmo considerando as barreiras que a pandemia impôs. As orientações disponibilizadas pela equipe de saúde por meio das mídias digitais mantêm a população informada e orientada quanto ao serviço, bem como mantêm a continuação das ações do PSE em tempos de aulas remotas. O público aceitou bem o trabalho e sempre que um vídeo é lançado, o próximo é solicitado. Portanto, os resultados desta experiência permitem afirmar que seus objetivos foram alcançados.
A experiência surge para atender a uma demanda específica de um tempo específico, contudo, considerando a receptividade pelo público, a produção dos vídeos continua em andamento e aprimoramento, ocasionando sucesso nas redes sociais. Possibilita dizer que as Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs representam grandes aliados na informação em Saúde, independente de idade.