ACESSO AVANÇADO: QUEBRANDO PARADIGMAS DE AGENDAMENTO DE CONSULTAS NA APS DE CAMAÇARI - BA

Apresentação

Um dos atributos essenciais da APS é o acesso do usuário aos serviços de saúde (STARFIELD, 2002), que é fundamental para contemplar a longitudinalidade, a coordenação do cuidado e a integralidade do seu cuidado. No Brasil, um dos principais obstáculos a ser vencido é a ampliação do acesso dos usuários às Unidades de Saúde. Em Camaçari – Ba, não é diferente. Município localizado na Região Metropolitana de Salvador, com extensão territorial de 759 Km² e população estimada pelo IBGE (2022) em 309.208 habitantes, possui 76 Equipes de Saúde, distribuídas em 37 USF e 5 UBS Diante desta problemática foi implantado o agendamento pelo método do Acesso Avançado, que tem como lema “Faça hoje, o trabalho de hoje” (MURRAY E TANTAU, 2000), pois os usuários aguardavam até mais de 60 dias para realizar uma consulta na APS, devido a verticalização da agenda que era organizada por programas, com marcações em dias especifico da semana, provocando alto absenteísmo e insatisfação dos usuários. Após um ano de implantação em Camaçari-BA, do modelo de agendamento “Acesso Avançado – AA”, observa-se nas Unidades de Saúde da APS, um aumento do número de “Consultas do Dia”, com diminuição da pressão assistencial, entendida como a razão entre o número de consultas de um determinado período e o número de dias trabalhado no período e uma melhor “frequentação”, entendida pela razão entre o número de consultas de um período e o número de habitantes do território (GUSSO, 2018)

Objetivos

Evidenciar a ampliação do acesso dos usuários a APS, através da implantação do agendamento de consultas pelo método intitulado Acesso Avançado, em Camaçari – BA.

Metodologia

Relato de experiência da implantação do agendamento chamado “Acesso Avançado” nas Unidades de Saúde da APS de Camaçari-BA, com descrição da implantação e análise dos resultados dos relatórios dos períodos de 03/2020 a 02/2021 e 03/2021 a 02/2022, do E-SUS APS, decorrente das queixas dos usuários na imprensa e redes sociais, relacionadas ao tempo de espera para realizar uma consulta na APS, confirmada em pesquisa realizada pelo CFM, em 2018, em que 89% dos entrevistados classificaram a saúde como péssima, ruim ou regular, sendo o tempo de espera como fator mais negativo. Em 01/2020, o Colegiado Gestor da SESAU, aprovou a implantação do “Acesso Avançado” como modelo de agenda das Unidades de Saúde, mas com a chegada da pandemia COVID-19, teve que ser adiada e retomada em 01/2021. Oficinas foram realizadas com assessores, diretores, coordenadores, gerentes, apoiadores e preceptores, que produziram uma nota técnica com sugestão de agenda do AA, que discutida em reunião das equipes, acordou-se que 50% das consultas seriam para o AA e o restante para consultas agendadas ou de cuidados continuados. A mudança foi normatizada através de portaria, assim como o acompanhamento e monitoramento. O modelo foi aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde e em seguida, realizado um encontro com os trabalhadores da APS, através do YouTube no link: https://www.youtube.com/watch?v=ULUKzpT_iME&t=209s, e uma capacitação presencial para todos os gerentes e recepcionistas das Unidades de Saúde.

Resultados

Os relatórios gerenciais e operacionais do Sistema E-SUS APS demonstram a melhoria do acesso dos usuários as consultas com os profissionais das Unidades de Saúde através da comparação realizada entre os períodos de Mar/2020 – Fev/2021 e Mar/21 – Fev/22. A analise da evolução das metas dos indicadores de desempenho do Previne Brasil, obtidas nos quadrimestres de 2021, apontam para um melhor acesso dos usuários aos serviços, quando comparadas com o ano de 2020, pois os usuários passaram a fazer a primeira consulta de pré-natal, realizar testes rápidos, fazer a consulta odontológica, assim como avaliar sua hipertensão e diabetes, logo no seu primeiro acesso à Unidade, sem agendamento. Algumas dificuldades como o medo da mudança e o discurso de que UBS não é UPA, foram desmistificadas através das visíveis vantagens para o usuário e para a equipe.

Conclusões

Diante do exposto, fica evidenciado que a implantação do modelo de agendamento “Acesso Avançado” ampliou o acesso dos usuários as consultas nas Unidades de Saúde da APS de Camaçari-BA, através da “consulta do dia”. A nova organização da agenda trouxe ganho na qualidade do atendimento além de ter agregado os outros atributos essenciais da APS, o cuidado longitudinal e integral do usuário, nas suas demandas agudas e crônicas e ter melhorado as metas dos indicadores de desempenho do programa Previne Brasil. A literatura nacional sobre Acesso Avançado carece de trabalhos científicos, fato que corrobora com a necessidade de se realizar mais pesquisas sobre o tema e consequentemente mais municípios e equipes de saúde o adotem como modelo preferencial de agendamento na Atenção Primária à Saúde, reduzindo desta forma, o tempo de espera por uma consulta numa Unidade de Saúde, ao mesmo tempo em que amplia o acesso do usuário as consultas na APS.