O PROJETO TEABRAÇA: DO LADO DE FORA, OLHANDO PARA DENTRO DE QUEM VIVE COM AUTISMO EM UBAITABA.

Apresentação

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) atualmente representa um grande desafio em decorrência do aumento da frequência de diagnósticos, dificuldades do diagnóstico precoce, resposta ao tratamento e o envolvimento familiar e cada vez mais se percebe a necessidade de um apoio psicológico para os familiares e cuidadores das crianças com TEA, e que muitas vezes no sistema público, não possuem espaço para receber um cuidado e uma atenção mais direcionada, estando em situação de vulnerabilidade em sua saúde mental, necessitando construir uma rede de apoio, cuidado e partilha. O projeto TEABRAÇA no município de Ubaitaba busca estimular o desenvolvimento de crianças especiais dentro de suas particularidades, bem como habilita para o convívio social, melhorando a saúde, o cotidiano, permitindo realizações sociais e educacionais. Também ocorre a inclusão de familiares nesse processo por meio de treinamento, fortalecimento de vínculos e apoio psicológico aos pais e cuidadores para que estes possam atuar positivamente com a diversidade existente no seu próprio lar e também atuar na sociedade como Promotores da Inclusão.

Objetivos

Ofertar atendimento especial para crianças portadoras de Transtorno do Espectro Autista (TEA) no município de Ubaitaba. Estender a Oferta de atendimento especial para crianças portadoras de Síndrome de Down. Estender a Oferta de atendimento especial para crianças portadoras de outras deficiências.

Metodologia

A demanda de assistência aos portadores de Transtorno do Espectro Autista (TEA) se mostra cada vez mais carente de cuidado e necessitando de um olhar por parte dos profissionais. Como proposta de intervenção, procuramos oferecer grupos de apoio psicológico aos familiares e cuidadores que manifestarem interesse, buscando realizar sessões terapêuticas através de momentos de escuta e psicoeducação, de acordo com o interesse manifesto e temáticas escolhidas pelo grupo. Os atendimentos de Psicologia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, odontologia, psiquiatria acontecem na Unidade Básica de Saúde. As atividades envolvem momentos comemorativos, passeatas da conscientização com mini trio, palestras na rádio e em redes sociais, colagem de adesivos e conscientização sobre direitos de pacientes especiais no comércio, atividades de lazer para as crianças, brincadeiras lúdicas e sensoriais, musicoterapia, cineminha por meio de filmes educativos, lazer ao ar livre: pula-pula, lanches, personagens, rodas de convivência/ conversa e relatos de experiências com pais e cuidadores, sala de espera, estímulo de funções do cérebro de forma lúdica, atendimento psicológico de pais de Cuidadores, educação em saúde, confecção de camisas para dar destaque ao projeto. Ademais, há a participação também dos pais e cuidadores. O agendamento/ a porta de entrada do serviço é por meio de laudo médico solicitando o atendimento com os profissionais da rede de apoio do TEAABRAÇA, onde permanecem acompanhados.

Resultados

Até o momento 47 crianças são acolhidas e participam de maneira direta e indireta do projeto e há fila de espera. Há um grupo nas redes sociais, em que agendamos com os pais e cuidadores atendimentos psicológicos e rodas de conversas, entre outras atividades. O projeto foi iniciado em agosto de 2021 e conta com os atendimentos de Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Psicologia, que acontecem semanalmente, Odontologia, quinzenal e Psiquiatria mensalmente. Ocorreram encontros/ conversas com pais e cuidadores e atendimentos. Comemoramos a semana do autismo por meio de passeata com trio elétrico e conscientização no comércio dos direitos das crianças especiais, brinquedos, faixas e recreações envolvendo as crianças e as famílias, comemorou – se o dia da Síndrome de Dow com o com o cineminha. São utilizados inúmeros processos objetivos e subjetivos como forma de avaliação do marco cognitivo individual e parental, buscando desta forma estratégias de tratamentos eficazes na linha da ciência ABA (Análise Aplicada ao Comportamento), como também intervenções baseadas no modelo DENVER (Precoce). Trabalhamos de forma estruturadas e não estruturadas como: estímulos de funções cognitivas no desenvolvimento cerebral coordenação motora atenção compartilhada frustrações brincadeiras lúdicas musicoterapia estímulos de sensações flexibilidade mental e sensorial motricidade fina condicionamento inclusão social psicomotricidade habilidades e independências.

Conclusões

Uma das principais funções impactantes observadas é poder da continuidade ao processo terapêutico que acontecem semanalmente em consultório e em outros ambientes naturais da criança como em casa e na escola. É sabido que o tratamento e acompanhamento de crianças especiais desde a mais tenra idade contribui com uma maior possibilidade de inclusão e superação das características prejudiciais ao desenvolvimento motor e cognitivo da criança. Diante do exposto, o papel do Sistema Único de Saúde e a participação das famílias é de extrema relevância, desempenhando um papel essencial na melhoria da qualidade de vida de pacientes especiais, em especial, das pessoas com autismo. O projeto TEAABRAÇA atua estimulando, desenvolvendo e habilitando as crianças especiais dentro de sua limitações, bem como acolhendo pais e cuidadores para que estes possam atuar positivamente com a diversidade existente no seu próprio lar e também atuar na sociedade como Promotores da Inclusão. Depoimentos: “O trabalho e direcionamento q esta sendo dado à essas crianças é formidável.” Mãe de Lua – Renata Magno “Cada dia que passa vejo o quanto Heitor está evoluindo! Familiares e amigos já notam essa evolução???? Só gratidão ” Mãe de Heitor -Tatiara Matogrosso.