O Ministério da Saúde (MS) realizou, entre os dias 3 e 4 de julho, uma série de agendas em Salvador com foco na implantação do programa Agora Tem Especialistas na Bahia. A iniciativa busca ampliar e qualificar o acesso da população aos serviços especializados oferecidos pelo SUS, a partir da regionalização do cuidado.
Na quinta-feira (3), a agenda começou com visita técnica à Policlínica de Narandiba, acompanhada pela presidente do COSEMS Bahia, Stela Souza. Participaram da visita o diretor de Expansão e Qualificação da Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Rodrigo Oliveira, e a coordenadora de Apoio Estratégico, Amana Santana, além de representantes da SESAB, da FESF e da direção da unidade.
Em seguida, a equipe técnica do MS esteve reunida com a secretária estadual da Saúde, Roberta Santana, o subsecretário Paulo Barbosa e a presidente do COSEMS Bahia, para tratar da implantação do programa no estado. Ainda na tarde de quinta-feira, os representantes participaram da 7ª reunião do Grupo Condutor Estadual do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Especializada (GCE PMAE), com a presença de gestores estaduais, municipais e instituições parceiras.
A agenda foi concluída na manhã da sexta-feira (4), com reunião com dirigentes de hospitais filantrópicos da Bahia, que têm papel fundamental na oferta de serviços especializados em diversas regiões. O encontro também contou com a presença do COSEMS Bahia e reforçou o compromisso com a escuta ativa dos atores envolvidos no SUS.
O conjunto das reuniões teve como objetivo alinhar estratégias, ouvir gestores e fortalecer a implementação do Agora Tem Especialistas de forma integrada aos territórios e realidades locais.