A luta continua quando o assunto é a manutenção dos atendimentos aos pacientes com glaucoma na Bahia. Nesta quinta-feira (01/02), a CIB (Comissão Intergestores Bipartite) comandada pela presidente do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA), Stela Souza, e pelo sub-secretário da Saúde da Bahia, Adil José Duarte, trouxe novos encaminhamentos sobre o tema que teve a atenção do promotor público da Bahia, Carlos Martel, presente à mesa de debates.
A presidente reforçou a discussão levantada na Reunião Ampliada da Diretoria Executiva do COSEMS/BA sobre a importância de que os gestores municipais enviem, até o dia 28 de fevereiro, a lista dos pacientes com glaucoma dos seus municípios que estejam em tratamento regular e aqueles que não completaram os atendimentos para que a presidente possa entregar o consolidado a tempo para o ministro da Saúde.
A intenção é rever os recursos da Portaria 3.011, que destinou valores que correspondem ao atendimento de apenas 37% do total de pacientes com glaucoma. A informação foi endossada pelo promotor público, que informou que, como o processo de judicialização é um pouco mais lento, faz-se necessária esta busca ativa nos municípios.
Outros temas também foram tratados na CIB, como aprovações de credenciamentos de Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), de Unidades Básicas de Saúde (USBs), de implantação de leitos em hospitais e transferência da gestão municipal para a gestão estadual da Clínica de Hemodiálise de Serrinha. Houve também apresentação da técnica da Diretoria da Assistência Farmacêutica (DASF), Milena Santos, sobre a execução da Assistência Farmacêutica nos municípios e posterior repasse dos dados para a Equipe de Apoiadores Institucionais do COSEMS/BA e a apresentação da assessora técnica da Assessoria de Planejamento e Gestão (APG), Cristiane Macedo, sobre as normas da nova PPI (Programação Pactuada e Integrada) e as novas datas das Oficinas Regionais.