Os desafios da regionalização da saúde para reduzir o deslocamento de pacientes foram tratados nesta terça-feira (10) em audiência pública da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), em parceria com o Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde (Cosems Bahia).
A presidente do conselho destacou a importância da audiência, proposta pelo deputado Hassan Iossef. “Enquanto representante dos municípios nos sentimos honrados em participar deste momento de construção coletiva, trazendo as demandas dos gestores municipais e outras que envolvem também outras instâncias. Estamos dando o primeiro na Bahia e temos certeza que vamos movimentar o Brasil”, ressaltou.
“A regionalização da saúde é essencial para reduzir o número de pacientes que enfrentam longas jornadas em busca de tratamentos médicos. É urgente que tenhamos essa mudança em prol dos atendimentos especializados nos municípios, oferecendo soluções que minimizem o desgaste físico e emocional de quem precisa viajar para outras cidades, como Salvador, para realizar procedimentos médicos”, afirmou o deputado Hassan.
Também participaram da audiência o presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Alba, Alex da Piatã, a coordenadora de Planejamento Regional Integrado da Sesab, Joana Molesini, e a consultora do Cosems Bahia Ana Paula Santana, o secretário de Saúde de Jequié, Marlon Pereira, além de outros deputados da comissão e técnicos do Cosems Bahia.