O Conselho Estadual do Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA) participou da 8ª Reunião do Fórum Estadual de Regulação, realizada na tarde desta quinta-feira (14), na sala de Sessões da sede do MPBA, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). A diretoria do conselho foi representada pela secretaria de Saúde de São Francisco do Conde, Eleuzina Falcão, coordenadora da CIR Salvador.
Também estiveram presentes na reunião Graciela Pereira Rocha, secretária de saúde de Iraquara, coordenadora da CIR Seabra, a assessora técnica Thais Gaspar e o assessor jurídico Victor Oliveira. Na pauta, apresentações sobre a coordenação de urgência: integração dos bairros Cabula com Hospital Geral Roberto Santos e Cajazeiras com o Hospital Municipal de Salvador e pacientes de longa permanência nas unidades da rede própria.
Um dos pontos altos do fórum foi a afirmação do promotor Rogério Queiroz sobre a necessidade da criação de um fórum próprio da atenção primária, o que foi ratificado pelo COSEMS. “Essa fala vem ao encontro das discussões atuais dos grupos de trabalho do conselho”, comemorou. Eleuzina Falcão também se pronunciou sobre o programa de desospitalização do estado. A gestora elogiou o programa, mas reforçou a importância dos municípios estarem inseridos em todo processo para que o paciente possa retornar e ser acolhido em seu município de origem da melhor forma possível.
“É preciso estar atento as necessidades do paciente e da família, possibilitando a transição adequada. Vários pontos precisam ser observados, desde os aspectos socioeconômicos da família que vai receber os pacientes em casa durante o tratamento, até se os medicamentos que
o paciente precisa estão na relação dos disponibilizados pelo município ou se será necessário adquirir”, salientou Eleuzina.