O Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) divulgou na última sexta-feira (8/2) os critérios para a inscrição, seleção e premiação de experiências para a 16ª “Mostra Brasil, aqui tem SUS” (confira aqui o regulamento na íntegra). Este ano a mostra, que será realizada no XXXV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde de 2 a 5 de julho, em Brasília/DF, vai selecionar 500 experiências exitosas distribuídas por todos os estados do país.
Em 2018, 70 trabalhos exitosos dos municípios baianos foram apresentados e a Bahia ganhou o prêmio da Região Nordeste com o trabalho “Ações Intersetoriais na Atenção às Pessoas em Situação de Rua: Uma Interação entre Saúde e Assistência Social”, da gestora da Saúde Kerrys Costa Ruas, com autoria da Apoiadora Institucional Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA), Jeane Medeiros, e co-autores Hivana Alves Marques Silva e Rafael Melgaço Menezes.
Além disso, a experiência “CAPS Itinerante de Riachão do Jacuípe: Intervenção em Saúde Mental para Ampliação do Acesso ao Cuidado Integral e Multiprofissional por meio da ação itinerante e educação”, da gestora de Saúde Juliana Carneiro, foi selecionada para produção do webdocumentário “Brasil, aqui tem SUS” (clique aqui e assista).
Os trabalhos baianos serão selecionados pelo COSEMS/BA, que em breve divulgará detalhes sobre a inscrição e envio dos trabalhos para serem avaliados e encaminhados ao Conasems.
A “Mostra Brasil, aqui tem SUS” tem como objetivo propiciar o intercâmbio de experiências municipais bem-sucedidas no SUS; estimular, fortalecer e divulgar as ações de municípios que inovam nas soluções visando à garantia do direito à saúde; dar visibilidade às práticas de saúde na abrangência da gestão municipal segundo a realidade dos territórios e promover um espaço para a troca de experiências e reflexões sobre a gestão e organização de serviços de saúde.
Veja aqui as experiências baianas premiados por temática na mostra 2018.