O I Encontro Baiano de Gestores Municipais da Assistência Farmacêutica, realizado nesta terça-feira (18/9), no Bahia Othon Palace Hotel, em Salvador, demostrou mais uma vez a preocupação e o interesse da diretoria do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSESM/BA) em qualificar e promover a integração de gestores e profissionais, discutindo as dificuldades e destacando soluções exitosas desenvolvidas pelos municípios. O evento contou com a significativa participação de aproximadamente 200 gestores e profissionais da Assistência Farmacêutica de diversos municípios baianos.
Para a assessora técnica da Assistência Farmacêutica do COSEMS/BA, Renata Mundim, o encontro reafirma o empenho e o compromisso do COSEMS/BA em promover ações que estimulem o fortalecimento da Assistência Farmacêutica na Atenção Básica nos municípios. “Foram discussões muito proveitosas, com destaque para o elevado grau de interesse dos gestores pelo tema. Debatemos alguns dos principais problemas existentes nos municípios e socializamos experiências exitosas promovidas na gestão municipal, a exemplo de Vitória da Conquista e Anagé”, destacou.
O secretário municipal de Saúde de Anagé e membro da diretoria do COSEMS, Gerald Saraiva, destacou que o evento alcançou o seu objetivo, pois foi importante para os gestores discutir os problemas que ocorrem na gestão municipal, buscando encontrar coletivamente soluções e diretrizes para serem praticadas nos municípios. “Mais uma vez o COSEMS/BA conseguiu unir sensibilidade e eficiência ao realizar um encontro onde gestores e profissionais da Atenção Farmacêutica puderam discutir e formular soluções práticas e executáveis para os municípios”, afirmou o farmacêutico e gestor de Saúde de Anagé.
Como síntese do I Encontro Baiano de Gestores Municipais da Assistência Farmacêutica foi elaborado um documento, contendo algumas sugestões que serão encaminhadas para a comissão organizadora do VI Fórum Brasileiro sobre Assistência Farmacêutica e Farmacoeconomia, com o intuito de auxiliar e contribuir na formulação da Carta de Salvador, conjunto de propostas resultantes das discussões promovidas durante os quatro dias do Fórum.