A equipe de Apoio Institucional do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA) trabalhou de forma destacada em duas linhas diferentes durante o 34º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde da Bahia que ocorreu entre os dias 25 e 27 de julho em Belém do Pará.
Segundo explicou o coordenador do Apoio Institucional COSEMS/BA, Manoel Henrique Miranda, a equipe tanto se qualificou do ponto de vista técnico ao participar de mesas de debates com temas fundamentais para a Saúde Pública brasileira como auxiliou no acolhimento e estímulo dos gestores para participação nas mesas e no estande do COSEMS/BA.
“A equipe de Apoio se atualizou tecnicamente em todos os temas que estão em voga na saúde pública do Brasil e que toca diretamente nos municípios. Além disso, o Apoio ajudou para que, em todos os dias, o estande representasse a cultura de cada município, potencializando tanto a participação desses secretários nas mesas como no próprio estande com a cultura local de cada um”, avaliou Manoel.
Além destas funções, o trabalho do Apoio foi reconhecido através da apresentação de sete trabalhos na Mostra Brasil Aqui tem SUS, incluindo o trabalho “E no Apoio me Apoiei – A experiência na relação entre Apoio Institucional COSEMS e gestores da região centro-leste da Bahia”, que foi exposto nacionalmente para todas as equipes de Apoio do país.
Para a presidente do COSEMS/BA e diretora de Descentralização e Regionalização do CONASEMS, Stela Souza, a continuidade do projeto Rede Colaborativa para Fortalecimento da Gestão Municipal do SUS é de suma importância para o SUS. “Faço questão de sempre levantar essa bandeira pelo projeto que nos ajuda no fortalecimento de estratégias junto aos secretários de Saúde”, ressaltou.