A Comissão Intergestores Regional (CIR) de Alagoinhas (BA) aconteceu nesta terça-feira, 26, com a presença do Cosems/BA, através da apoiadora institucional da Macrorregião Nordeste, Lívia Mançur.
A aprovação do Projeto Institucional do Centro Especializado em Reabilitação Helena Antipoff da Associação Pestalozzi de Alagoinhas pela área Técnica Saúde da Pessoa com Deficiência da Diretoria de Gestão de Cuidado (DGC) da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) foi um dos pontos de pauta.
A atividade teve também como tema, entre outros pontos: Saúde sem Fronteiras/Oftalmologia; fórum da Rede Cegonha da Região de Saúde de Alagoinhas; oferta de apoio institucional para os hospitais que realizam parto na Região; alteração de categoria profissional e carga horária da Equipe Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) Tipo I de Inhambupe referente à Atenção Básica do Núcleo Regional de Saúde (NRS); Programa Mais Médicos.
Durante a reunião foram abordadas ainda as minutas das Portarias que formalizam a composição dos Grupos de Trabalho para elaboração dos Planos de Ação Regional para as Redes de Atenção à Saúde prioritárias: Rede Cegonha, Rede de Atenção Psicossocial e Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência da Atenção Básica do NRS.
A atividade contou com as presenças dos seguintes gestores municipais de Saúde: Jussara Ribeiro (Rio Real); Joseane Silva (Crisópolis); Andrea Schramm (Inhambupe); Marcus Torres (Catu); Antônio Luís (Acajutiba); Guilmar de Fátima (Entre Rios); Ivone Neta (Alagoinhas); Silvio Moraes (Araçás); Leila Virgínia (Sátiro Dias); Jairo Veloso (Itapicuru); Rita de Cássia (Itanagra); Vânia Olivo (Aramari). Também estiveram presentes o diretor de Programas Estratégicos (Dipro/Sesab), Ivonildo Dourado, e o representantes do NRS, Rogério Ribeiro Ramos, além de técnicos de saúde.