A cobertura vacinal voltou a ser ponto de atuação do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA) durante o Encontro Estadual para Prefeitos e Secretários Municipais de Saúde sobre Imunização que aconteceu nesta terça-feira (17/07) no auditório do Ministério Público Estadual, no CAB, em Salvador.
Quem representou o COSEMS/BA na mesa de abertura foi o secretário de Alagoinhas, Moacir Lira, que reforçou o levantamento e o plano de ação feitos pelo COSEMS/BA sobre o tema (leia mais aqui). “É muito bom estar aqui representando a presidente Stela Souza, que não pôde comparecer por motivos de saúde, e poder compartilhar da preocupação que o COSEMS/BA tem tido com estes municípios que estão com baixa cobertura vacinal. Quero dizer que o COSEMS/BA está disponível para discutir mais amiúde todos os pontos levantados tanto pelas respostas da pesquisa quanto pelo plano já encaminhado”.
Participaram também da mesa de abertura o promotor público do estado da Bahia, Carlos Martel, o secretário da Saúde do estado da Bahia, Fábio Vilas Boas, o prefeito de Tanque Novo que representou a União dos Municípios da Bahia (UPB), Wanderlei Cardoso, e o representante da Secretaria da Educação, Cláudio Sandro, entre outras autoridades.
Após a mesa, o coordenador estadual de Imunização, Ramon Saavedra, expôs um pouco do Plano de Ação proposto pelo Estado para enfrentar a baixa cobertura especialmente na vacinação da poliomielite (paralisia infantil) e do sarampo, doenças já erradicadas, mas com casos já detectados em partes do Brasil. Sobre o assunto, o secretário Fábio Vilas Boas definiu como urgente a mobilização e a busca ativa de crianças para vacinação, inclusive nas escolas.