Durante a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) na tarde desta quinta-feira (17/05), o Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA) convidou o conselheiro estadual da Saúde e usuário dos serviços de Saúde Mental, Eduardo Calliga, para falar um pouco sobre o panorama da Saúde Mental na Bahia e lembrar o Dia Nacional de Luta Antimanicomial, que é nesta sexta-feira (18/05).
Calliga se disse feliz pela oportunidade dada pelo COSEMS/BA. “Agradeço muito ao COSEMS/BA na pessoa do secretário Raul Molina pelo espaço aberto aqui na CIB. Avalio de uma forma bastante proveitosa e satisfatória minha vinda aqui. Hoje eu vou dormir mais feliz porque estive aqui no COSEMS/BA. Porque é o que nós queremos. Ocupar os espaços e ter o apoio dos municípios por uma sociedade sem manicômios. É possível conviver com a loucura. Com o preconceito, não.”
Sobre o Dia de Luta, Calliga ressaltou que este deve ser um momento de reflexão. “A Saúde Mental avançou bastante a partir do dia 19 de dezembro quando conseguimos aprovar o plano da Desinst (Desinstucionalização), que aprovou a política de Saúde Mental no estado da Bahia. Agora, queremos estar juntos ao COSEMS/BA e ao Estado na luta pela construção da RAPS (Rede de Atenção Psicossocial). O Dia Nacional de Luta, portanto, é importante para esta reflexão. Para que possamos evoluir a cada momento nesta luta que já dura 28 anos”.