A campanha Participa COSEMS/BA começou com grande adesão de secretários na Reunião Ampliada da Diretoria Executiva do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA) desta quinta-feira (19/04) no auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB). Além da grande participação, o COSEMS/BA convidou algumas pessoas que enriqueceram as discussões sobre temas como Vigilância Epidemiológica, Glaucoma e Rede Cegonha. Houve a apresentação da Referência Técnica para Influenza A, Aline Anne Ferreira, e participação da diretora da Diretoria Epidemiológica (DIVEP/SESAB) sobre a situação da Influenza A na Bahia.
Ocorreu também a explanação das Apoiadoras de pesquisa e intervenção do Projeto de Resposta rápida a Sífilis no Ministério da Saúde, Vânia Priamo e Sofia Campos dos Santos, sobre o projeto para prevenção da sífilis adquirida, congênita e nas gestantes. A coordenadora do QualiNEO no estado da Bahia, a médica neonatologista, Lilia Embiruçu, também explicou sobre a estratégia para atenção aos bebês e gestantes e se mostrou disponível a atender os secretários municipais de Saúde.
A situação dos pacientes de Glaucoma nos municípios foi outro assunto debatido pelos presentes. A assessora técnica do COSEMS/BA, Thais Gaspar, mostrou o levantamento quantitativo dos relatórios recebidos dos municípios para os pacientes novos, após o período de corte da Portaria 3011/2017, que sinalizou a redução de recursos da Saúde para o Estado. Ao final, a presidente do COSEMS/BA, Stela Souza, ressaltou a importância do envio dos relatórios. “Foi uma demanda passada pelo Ministério Público e é muito importante que todos possam encaminhar as listas o mais rápido possível”, destacou.