Foram finalizadas nesta semana as Oficinas Regionais da PPI (Programação Pactuada Integrada). Após meses de discussões, treinamentos, reabertura do sistema e, especialmente, muito empenho do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA) para que a repactuação acontecesse, os secretários de Saúde puderam se reunir em 10 Oficinas definidas por regiões de saúde para que, em consenso, pudessem confirmar as ações encaminhadas de forma online e analisar possíveis inconsistências nos pedidos.
Nesta quinta e sexta-feira (05 e 06/04), os encontros aconteceram no Hotel Sol Bahia, em Patamares, Salvador, para as regiões de Cruz das Almas, Salvador e Santo Antonio de Jesus, com auditórios cheios de secretários e condução da equipe da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB). Por parte do COSEMS/BA, estiveram presentes a presidente Stela Souza (SMS Itaparica), os membros CIB, Odilon Rocha (SMS São Félix) e Raul Molina (SMS Cabaceiras do Paraguaçu), além das Apoiadoras Institucionais do COSEMS/BA para as regiões,Fernanda Ludgero e Flávia Araújo.
A presidente do COSEMS/BA, Stela Souza, comemorou a possibilidade de repactuar a PPI. “É muito importante a repactuação da PPI para os municípios. Essa atualização era urgente e, com muito esforço, estamos conseguindo fazer”. Uma das secretárias participantes da Oficina, Raquel Bastos (SMS Conceição da Feira), elogiou o trabalho. “Foi um momento bastante produtivo para nós. A expectativa é de que novos recursos venham daqui para frente”. Com o final das Oficinas, está sendo programada uma CIB (Comissão Intergestores Bipartite) extraordinária em maio para validação de todos os encaminhamentos resolvidos.