Nesta quarta-feira, 06, aconteceu reunião da Comissão Intergestores Regional (CIR) de Cruz das Almas. O Cosems/BA esteve representado pela apoiadora institucional da macrorregião Leste, Flávia Priscilla Oliveira de Araújo.
Os destaques da pauta da atividade desta tarde foram os seguintes: abordagem sobre os termos de compromisso do co-financiamento do SAMU 192; atual conjuntura do SAMU 192 regional Cruz das Almas – Santo Antônio de Jesus, e dificuldades de comunicação com a Central de Regulação de Urgência de Santo Antônio de Jesus; necessidade de renovação de frota; dificuldades com a indisponibilidade da Unidade Móvel Avançada em ocorrências que demandem o perfil do atendimento, na região de Cruz das Almas.
A CIR debateu a necessidade da Diretoria de Atenção Especializada da Sesab acompanhar de perto a situação do SAMU 192 regional e promover um seminário para discutir práticas, fluxos e competências.
Foi realizada uma apresentação da Organização da Atenção à Saúde Sexual e Reprodutiva, tratando do credenciamento de unidades hospitalares para realização de Laqueadura Tubária e Vasectomia.
Houve ainda discussão sobre a Rede Cegonha, incluindo atenção ao pré-natal e ao parto e nascimento e a necessidade de avançar na qualidade da assistência. O entendimento é que há dificuldade com a regulação do estado para demandas de UTI neonatal. Na região há aumento do número de partos prematuros, diante da falta de capacidade local para assistir os prematuros, e a falta de resposta da regulação. Muitos bebês tem ido a óbito.
A CIR discute que é preciso rever a organização do pré-natal e da assistência ao parto bem como rever os fluxos da regulação para leitos de UTI neonatal bem como investir na região para que estas demandas sejam resolvidas localmente.
Representantes de diversos municípios baianos participaram, nesta terça-feira (11), do Seminário Ampliado sobre as Ações

