Com o intuito de buscar soluções contra o número cada vez maior de acidentes de moto no estado da Bahia, o Comitê Estadual de Prevenção a Acidentes de Moto se reuniu na tarde de quinta-feira (09/11), na sala de reunião do gabinete da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB). O encontro contou com a participação do secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, e do representante do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA) e secretário municipal de Saúde de Lauro de Freitas, Erasmo Moura.
Entre os encaminhamentos, foi aprovado pelo comitê e assinado pelo secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas, um decreto que institui a notificação compulsória, nas unidades de saúde para todos os acidentes de trânsito, com o objetivo de recolher mais informações sobre os casos na Bahia. Além disso, o comitê deve lançar em breve um aplicativo, denominado de “Caça Acidentes”, que será georreferenciado, e um plano de ações para acolhimento das vítimas e conscientização educativa sobre os cuidados na direção de motocicletas pelo estado.
A reunião também teve a participação do diretor do DETRAN-BA, Lúcio Barros; do diretor de Operação e Tráfego da Secretaria de Infra-estrutura e Obras Públicas – Salvador (Seinfra), Anselmo Calixto; do Editor Chefe da Secretaria de Comunicação do Estado(Secom), Carlos Prates; da Supervisão de Cuidados à Pessoa com Deficiência (SUPED), Índia Clara; da Secretaria de Educação e da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET), Ricardo Barberino, e do deputado estadual Zé Neto.