Com o objetivo de fortalecer a Atenção Primária à Saúde (APS) nos municípios baianos, o Seminário da APS nos Territórios: Equidade, vínculo e qualidade no cuidado vai reunir secretários municipais de Saúde, coordenadores da APS e representantes das esferas federal, estadual e municipal nos dias 20 e 21 de outubro, no Hotel Fiesta, em Salvador. O encontro vai discutir boas práticas da atenção primária e reforçar o papel estratégico da gestão e dos profissionais de saúde no fortalecimento da APS.
O seminário é uma realização do Ministério da Saúde (MS), por meio da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS/MS), com apoio do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA), Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASS) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS).
Para garantir a representatividade dos municípios, foram disponibilizadas duas vagas por município, sendo uma destinada ao secretário municipal de Saúde e outra ao coordenador da Atenção Primária. As inscrições e indicações dos técnicos serão de responsabilidade do secretário municipal, que deverá realizar sua própria inscrição e indicar o profissional que o acompanhará na agenda.
A programação inclui debates, apresentações e trocas de experiências sobre a atuação da APS nos territórios, com foco em boas práticas de gestão e no registro de informações para o cuidado em saúde. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo formulário online até o dia 14 de outubro (terça-feira).