A presidente do Cosems Bahia recebeu o Título de Cidadã Baiana concedido pela Assembleia Legislativa por indicação do deputado Hassan Iossef, em sessão especial realizada na tarde dessa quinta-feira (24). Diversas autoridades, amigos, colegas de trabalho e parentes participaram da cerimônia. Stela Souza é secretária da Saúde de Cabaceiras do Paraguaçu e diretora do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e dedicada 100% ao SUS.
Prestigiaram o evento, conduzido pela vice-presidente Fátima Nunes, a secretária estadual da Saúde, Roberta Santana, o deputado federal Jorge Solla, o prefeito Pedro Santana, o vice, todos os secretários e diversos vereadores de Cabaceiras do Paraguaçu, entre outras autoridades como a coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde, promotora de Justiça Rocío Matos; a secretária de Macaúbas, Jaqueline Bomfim; o presidente do Conselho de Saúde do Estado, Marcos Sampaio; os vice-presidentes do Cosems Bahia, Raul Molina (Muritiba) e Valmor Félix (Dom Basílio).
Fátima Nunes promoveu a composição da mesa e formou a comissão de honra para conduzir a homenageada ao plenário composta por Hassan e os filhos de Stela, Edvaldo, Betânia e Raphael. Em seguida, o proponente da sessão ocupou a tribuna para fazer o discurso de saudação. “É com muita alegria que realizamos essa sessão solene para homenagear minha amiga Stela dos Santos Souza, oficializando sua cidadania, porque baiana ela já se tornou há muito tempo, pela dedicação, amor e cuidado demostrando com a saúde dos baianos”, disse Hassan. Stela tem uma vida inteira dedicada ao SUS e, além de Cabaceiras, já foi secretária da Saúde de outros sete municípios baianos e está no quinto mandato de presidente do Cosems Bahia.

Hassan também reforçou a atuação de Stela à frente do Cosems Bahia na pior crise sanitária da história da humanidade provocada pela pandemia do coronavírus. “Stela esteve à frente da coordenação dos municípios, dedicando-se ininterruptamente por conquistas em saúde”, disse, lembrando que a homenageada foi responsável por participar de tratativas em prol da ampliação de leitos e negociações com governo estadual e federal em busca de apoio para os municípios, obtenção de testes diagnósticos, EPIs, equipamentos para UTI, sistemas de comunicação e, posteriormente, a vacinação.
A secretária Roberta Santana destacou o perfil gestor de Stela. “Enfrentamos juntas a pandemia”, disse, considerando que ela se tornou baiana de fato por sua importante contribuição aos baianos. Jorge Solla afirmou que não conseguia ver Stela como carioca. “Para mim, sempre foi baiana”, disse, elogiando Hassan pela iniciativa. Aproveitou para agradecer pela amizade e parceria que sempre houve, nos diversos postos que ambos ocuparam, além de sua dedicação ao SUS. Pedro Santana, prefeito de Cabaceiras e representante da UPB no evento, destacou as qualidades profissionais da homenageada, mas confessou que tinha por ela um sentimento de filho.
Em nome dos secretários municipais, falou Jaqueline Bomfim, secretária de Macaúbas, que disse que Stela transformou o Cosems Bahia em referência nacional. Quem deu a visão desse trabalho no dia a dia foi Maria Luíza Campelo, secretária Executiva do Conselho. O protocolo de entrega do diploma e da placa honorífica do título se transformou em uma festa que Stela fez questão de compartilhar com os demais componentes da mesa. Ela recebeu a honraria das mãos de Hassan, tendo ao lado os filhos e a neta.
“Receber esse título é um sonho realizado. Eu sou cidadã baiana desde que escolhi essa terra para morar e constituir minha família. Agora baiana de fato e de direito. Compartilho cada um dos presentes esta honraria, pois sem a contribuição de vocês, eu certamente não estaria aqui. O título marca não apenas uma conquista pessoal, mas o reconhecimento coletivo de todos os profissionais que atuam no fortalecimento do SUS na Bahia”, declarou Stela, emocionada, durante a cerimônia.
Para o deputado Hassan Iossef, o título de Cidadã Baiana simboliza a forte ligação de Stela com o estado. “É um reconhecimento mais que merecido. Essa outorga reforça o elo inabalável de Stela dos Santos Souza com a Bahia e representa nossa gratidão por um trabalho que transcende fronteiras geográficas”, afirmou.
