INTERVENÇÃO NEUROPSICOMOTORA PÓS-PANDEMIA: PROJETO "CIRANDA CIRANDINHA"

Apresentação

Após a pandemia da Covid-19, percebeu-se uma alteração no desenvolvimento neuropsicomotor em crianças, destacando a necessidade de intervenções específicas para mitigar esses efeitos. Com esse propósito, foi estabelecida uma parceria intersetorial entre a Secretaria de Saúde e de Educação de São Gonçalo dos Campos para realizar oficinas nas creches do município. O projeto, intitulado “Ciranda Cirandinha”, busca utilizar a canção homônima como uma ferramenta valiosa para abordar temas relacionados ao desenvolvimento infantil.

Objetivos

Objetivo Geral: Desenvolver ações intersetoriais para promover o desenvolvimento infantil, integrando as áreas de saúde e educação, visando o bem-estar e o desenvolvimento integral das crianças após a pandemia da Covid-19. Objetivos Específicos: Estabelecer parcerias entre a Secretaria de Saúde e de Educação de São Gonçalo dos Campos para realizar oficinas nas creches do município Capacitar professores, auxiliares e funcionários das creches para identificar e atender às necessidades de desenvolvimento neuropsicomotor das crianças. Utilizar a canção “Ciranda Cirandinha” como ferramenta pedagógica para abordar temas relacionados ao desenvolvimento infantil. Promover o brincar como aspecto fundamental do desenvolvimento integral e saudável das crianças. Destacar a importância da presença e colaboração de profissionais de saúde, como fisioterapeutas, para abordar questões relacionadas ao desenvolvimento infantil de forma eficaz e interdisciplinar. Criar um ambiente de aprendizado e cuidado

Metodologia

As aulas foram conduzidas de forma expositiva, incentivando o diálogo entre os participantes. Utilizaram-se materiais de baixo custo e disponíveis na própria unidade escolar. A primeira versão dos encontros teve lugar na Creche Escola Stella Coke Gomes e foi dividida em três etapas distintas. Na primeira etapa, denominada “Vamos todos Cirandar”, o foco foi na integração e apresentação da proposta, além da abordagem de conceitos iniciais do desenvolvimento infantil. Em seguida, na segunda etapa, intitulada “Diga um verso bem bonito”, foram exploradas histórias e cantigas infantis como facilitadoras do desenvolvimento na primeira infância, destacando a importância do pertencimento. Por fim, na terceira etapa, “Entre dentro dessa roda”, o brincar foi destacado como promotor do desenvolvimento integral e saudável, com discussões sobre identidade, pertencimento e uso das tecnologias na infância.

Resultados

Os participantes, dentro da proposta, trouxeram suas vivências na creche, enriquecendo os encontros e contribuindo para uma abordagem mais contextualizada e significativa. A integração de suas experiências pessoais permitiu uma compreensão mais profunda das necessidades das crianças e das estratégias mais adequadas para promover seu desenvolvimento neuropsicomotor. A presença do fisioterapeuta proporcionou ainda uma orientação técnica especializada, fortalecendo a capacidade dos profissionais em lidar com questões específicas relacionadas ao desenvolvimento infantil. Essa abordagem colaborativa e interdisciplinar demonstrou ser eficaz na promoção de um ambiente de aprendizado e cuidado mais rico e inclusivo para as crianças nas creches participantes.

Conclusões

As oficinas ocorrerão nas demais creches ao longo deste ano, ampliando o alcance e os benefícios do projeto “Ciranda Cirandinha”. Esta iniciativa destaca a importância de parcerias intersetoriais e de uma abordagem interdisciplinar para promover o desenvolvimento infantil em tempos desafiadores. Ao utilizar uma ferramenta cultural como a canção “Ciranda Cirandinha”, o projeto ressalta não apenas a importância do lúdico e do cultural, mas também a capacidade desses elementos de promover o desenvolvimento neuropsicomotor das crianças de maneira holística e inclusiva