A Anquiloglossia é uma anomalia congênita caracterizada por um frênulo lingual anormalmente curto e espesso ou delgado, que pode restringir em diferentes graus os movimentos da língua a qual é popularmente chamada de “língua presa”. Alguns estudos associam a anquiloglossia com dificuldades e possíveis limitações no processo de aleitamento materno, podendo chegar até o desmame precoce. Além disso, pode causar alterações faciais na criança, alterando o padrão de desenvolvimento e crescimento infantil. O município de Salvador (BA) tinha de forma desorganizada o atendimento cirúrgico para o tratamento à anquiloglossia. Além disso, as crianças de zero à quatro anos não tinham acesso a esse serviço na rede municipal.
Desenvolver a implementação do serviço de anquiloglossia no município de Salvador (BA)
A lei federal Nº 13.002, de 20 de junho de 2014, no seu artigo primeiro obriga a realização do protocolo de avaliação do frênulo da língua em bebês, em todas as maternidades e hospitais. Em 2021, o Ministério da saúde lançou uma nota técnica Nº 11/2021 que orienta os profissionais e estabelecimentos de saúde sobre a identificação precoce da anquiloglossia em recém-nascidos, bem como estabelecer o fluxo de atendimento dessa população. Com intuito de adequação da rede de atenção à saúde bucal, e visto a alta demanda, a coordenadoria de saúde bucal municipal criou um protocolo normatizando o fluxo de atendimento aos casos cirúrgicos das crianças de 0 à 12 anos. Vale ressaltar, que o município implementou o serviço às crianças de 0 à 4 anos as quais não tinham acesso em nenhum ponto da rede para a realização da cirurgia. Os atendimentos são realizados em três centro de especialidades odontológicas (CEO), contudo os encaminhamentos são feitos, através da ficha de referência, tanto pelos profissionais da atenção básica (unidade de saúde da família/unidade básica) quanto pelos do próprio CEO. A Coordenadoria realizou uma capacitação dos profissionais tanto para habilitarem na identificação da necessidade cirúrgica quanto sobre o fluxograma.
Após a criação do protocolode anquiloglossia, o acesso ao tratamento cirúrgico cresceu de forma exponencial. De tal forma, que o município teve que instituir atendimentos aos sábados.
O protocolo de Anquiloglossia visa a qualificação da assistência à saúde da criança, ao normatizar o fluxo existente e implementar o serviço para a faixa etária que não era assistida. Com efeito, há uma ampliação do acesso e subsequente melhoria na qualidade de vida dos usuários dessa faixa etária.