A Educação Permanente em Saúde (EPS) é uma estratégia adotada em instituições de saúde no Brasil, visando melhorar e preparar seus profissionais por meio de abordagens pedagógicas. Está possui o intuito de aprimorar a qualidade do atendimento ao paciente, garantindo um cuidado abrangente e eficaz (ZORZAN TONELLO SANTOS, 2021). Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo de uma experiência exitosa desenvolvida pela equipe de enfermagem em abordagem multidisciplinar com outros profissionais da saúde, acerca da implantação de palestras para os demais trabalhadores do Hospital Municipal de Tanque Novo.
Principal: aprimorar o desenvolvimento de senso crítico e habilidades técnicas dos profissionais de saúde do Hospital Municipal de Tanque Novo. Específicos: Melhorar a qualidade da assistência hospitalar para população.
Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo, do tipo relato de experiência que visa relatar o processo de Educação Permanente em Saúde em um Hospital Municipal no interior da Bahia, por meio de oficinas e encontros educativos que constuiu-se na formação de espaços de promoção da aprendizagem com a participação coletiva, multiprofissional e interdisciplinar mediante o diálogo, técnicas e práticas contribuindo para a construção de novos conhecimentos. O projeto vem sendo desenvolvido pela Coordenação de enfermagem da unidade, através da formação de uma equipe responsável e com aprimoramento técnico/científico. A metodologia empregada privilegia a interdisciplinaridade nas equipes, visto que as atividades educativas com a equipe da unidade hospitalar foram organizadas em 5 momentos, abordando temáticas, como: Higienização hospitalar, Parada Cardiorrespiratória, Manejo Clínico da Dengue, Aprimoramento técnico sobre utilização do Bilitron e Incubadora Neonatal e Assistência à puérpera e ao RN na primeira hora de vida. Para o desenvolvimento da técnica destas oficinas, foram estabelecidas as seguintes etapas: problematização das questões, explanação da temática, processo de troca e análise da articulação do profissional e os demais participantes. Neste projeto, adaptamos as temáticas com o objetivo de garantir aos participantes um espaço de reflexão e aprimoramento na assistência em saúde
Após as capacitações, os profissionais foram convidados a compartilhar seus feedbacks, que foram agrupados em 5 categorias representativas das atividades educativas realizadas. Eis elas: Higienização hospitalar: Os profissionais destacaram a falta de capacitação prévia neste tema. Após a atividade, relataram uma maior competência no uso dos produtos e procedimentos adequados, resultando em maior autonomia e confiança no trabalho Parada Cardiorrespiratória (PCR): A equipe reconheceu a importância de manter esse tópico em destaque, considerando sua raridade na unidade. A falta de exposição a casos de PCR pode resultar em esquecimento ou desatualização dos profissionais Manejo Clínico da Dengue: Foi ressaltada a importância desta capacitação para revisar sinais de alerta, solicitação e interpretação de exames dentro do tempo adequado, bem como a necessidade de notificação compulsória Aprimoramento técnico na utilização do Bilitron e Incubadora Neonatal: Esta capacitação foi crucial para os profissionais, uma vez que envolveu o manejo de equipamentos novos para a equipe. Os participantes aprenderam sobre limpeza, transporte da incubadora e controle de temperatura do Bilitron Assistência à puérpera e ao RN na primeira hora de vida: Semelhante à capacitação sobre PCR, os profissionais destacaram a importância de manter-se atualizado sobre práticas e cuidados durante o parto, dado que os casos são menos frequentes.
Assim, torna-se evidente que o programa de educação continuada em saúde do Hospital Municipal de Tanque Novo se mostrou altamente eficaz na capacitação dos profissionais de saúde e na melhoria dos desfechos para os pacientes. As atividades educativas em saúde proporcionam aos profissionais a confiança necessária para desempenhar suas funções com segurança. Portanto, a integração de treinamento prático, atualização de conhecimentos e uma abordagem holística para a educação permanente resultou em um ambiente hospitalar mais seguro, eficaz e centrado no paciente.