O Sistema Único de Saúde (SUS) tem como princípios a universalidade de acesso aos serviços de saúde a equidade, atendendo os usuários conforme as suas necessidades, e a integralidade de assistência. A acesso aos serviços de saúde é considerada um dos princípios que rege a qualidade da atenção básica. Rafael Jambeiro é um município baiano, se estende por 1 218,9 km² e contava com 22.621 habitantes no último censo, com densidade demográfica é de 18,6 habitantes por km², possui 10 Unidades de Saúde da Família, e 11 Unidades satélites afim de comtemplar toda população quanto acesso devido à expansão territorial, ainda assim, o grande número de pessoas morando nas regiões distantes do centro vivenciam desafios e obstáculos para acessarem os serviços de saúde. Pensando neste contexto da expansão territorial, implicando no acesso a saúde dos usuários, foi criado o projeto Saúde mais Perto da Nossa gente, com o intuído de ofertar serviços de saúde de caráter multiprofissional para as comunidades mais distantes da sua respectiva Unidade Básica de Saúde (UBS) desta forma garantido a integralidade do cuidado.
Geral Ampliar o acesso aos serviços de saúde de caráter multiprofissional as comunidades mais distantes das suas respectivas UBS promovendo a integralidade do cuidado. Especifico – Oferecer serviços conforme a demanda dos usuários da comunidade – Aproximar os profissionais de saúde da comunidade atendida – Valorizar as comunidades com ênfase no senso de pertencimento das políticas de saúde.
Pensando no contexto da extensão territorial foi sistematizado um planejamento embasado nas particularidades apresentadas por cada enfermeira frente as barreiras geográficas associadas dificultando o acesso às UBS, assim como às vulnerabilidades sociais, criado desta forma um cronograma com ações mensais. Com base no perfil da população vários serviços foram ofertados, entre eles, atendimentos médicos, de enfermagem, saúde bucal, nutrição, psicólogo, fisioterapia, atualização de caderneta vacinal , testes rápidos , coleta de sangue para exames laboratoriais , atualização de cartão SUS, agendamento de consultas , especialidades e procedimentos ,orientação das vigilâncias em saúde , serviço social , atualização do Programa Bolsa Família , CRAS e CREAS, emissão de documentos como RG, carteira de trabalho , conta gov. , título de eleitor, além de outros serviços que promovem cidadania. Um serviço muito esperado é o momento lúdico com as crianças, realizado pelo serviço da Primeira Infância e outros profissionais que exploram seus conhecimentos pessoais para contribuir com a ação, como pintura facial, brincadeiras antigas, pinturas de desenhos ou gincanas com prêmios doados pelos profissionais. Vale salientar que a ação acontece durante o dia uma vez por mês nas localidades previamente selecionadas, em locais como escolas, igrejas, bar, ou campo aberto com montagem de toldos e algumas vezes embaixo de árvores.
Diante das 05 ações realizadas, nas comunidades Pilão, Vagem Grande, Amargoso, Agrovila, Baixa de Areia, foi possível fazer uma análise frente aos 368 usuários atendidos, foram ofertados os serviços: Marcação com especialidades: 22 Marcação de exames complexos: 34 Avaliação das cadernetas de vacina: 124 Aplicação de vacinas: 71 consultas com nutricionista: 66 Serviços de fisioterapia: 28 Receitas dispensadas por farmacêutica: 75 Testes rápidos: 88 Coletas de exames laboratoriais: 87 Avaliação de Saúde Bucal e distribuição de quites pessoais de higiene Bucal:139 consulta com psicólogo: 27 consultas médicas:114. A predominância por sexo foi de 55% de pessoas do sexo feminino adultas, 41 % de crianças e 4% do sexo masculino adultos
Diante do exposto foi possível analisar a relevância deste projeto para o fortalecimento das políticas públicas, assim como a coordenação do cuidado frente as ações promovidas na garantia da integralidade do cuidado aos usuários. Além de aproximar os profissionais a realidade vivenciada por cada usuário frente as barreiras geográficas a serem enfrentadas cotidianamente. Frisando também o feedback dos usuários sendo pertencentes e protagonistas do nosso SUS.