CUIDADO FARMACÊUTICO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: EXPERIÊNCIA NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DA CONQUISTA

Apresentação

As doenças crônicas não transmissíveis correspondem a 76% das causas de morte no Brasil, gerando consequências devastadoras para os indivíduos, além de sobrecarregar os sistemas de saúde. Em decorrência dessa situação, grande parte da população portadora de DCNT, faz uso continuado de medicamentos para manter suas doenças controladas, elevando-se o risco de morbimortalidade relacionada a medicamentos, o que gera uma preocupação maior com a utilização racional da farmacoterapia. No contexto local, a problemática não é diferente, entretanto, estudos apontam que a incorporação do farmacêutico como parte da equipe de cuidados primários à saúde tem resultado em melhorias nos indicadores, principalmente nos relacionados à gestão de doenças crônicas, da prevenção de erros associados a medicamentos e na autogestão da farmacoterapia pelo paciente. Neste cenário, o serviço de cuidado farmacêutico retratado no presente relato foi implantado no município de Vitória da Conquista, ampliando o acesso ao serviço que já existia previamente, mas que, até 2022 era realizado nas farmácias do município. A expansão do serviço de cuidado farmacêutico para a APS foi realizada em 12 unidades e foi fruto da etapa de Apoio a Implantação do Cuidado Farmacêutico na Atenção Básica promovida pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz, por intermédio do Ministério da Saúde e CONASEMS, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).

Objetivos

Apresentar o relato de experiência da implantação do serviço de cuidado farmacêutico prestado nas unidades de saúde do município de Vitória da Conquista Bahia.

Metodologia

Trata-se de um relato de experiência referente à implantação de um serviço de cuidado farmacêutico desenvolvido por farmacêuticos da equipe multiprofissional na APS – e multi, em unidades de saúde de Vitória da Conquista/Bahia. A implantação do serviço foi disparada a partir da participação de parte dos farmacêuticos do município na etapa de Apoio a Implantação do Cuidado Farmacêutico na Atenção Básica promovida pelo HAOC por meio do PROADI-SUS, este processo consistiu no acompanhamento da elaboração de um projeto técnico que descrevesse como seria efetuado o desenvolvimento do serviço de cuidado farmacêutico e como os atores envolvidos neste processo (gestão, equipes de saúde, farmacêuticos, população) iriam se articular para viabilizar não somente a implantação como a continuidade do serviço. Além do acompanhamento do projeto, a equipe de apoio preparou os farmacêuticos para que esses pudessem estar aptos a aplicar as principais ferramentas clínicas e desenvolver o processo de cuidado farmacêutico e acompanhou o atendimento de, em média, 80 atendimentos clínicos por farmacêutico participante para viabilizar a experiência prática no território proposto para a implantação. Para delimitar a população alvo do serviço de cuidado farmacêutico foi pactuado que os farmacêuticos iriam atender prioritariamente pacientes diabéticos e/ou hipertensos, atendidos nos territórios das unidades de saúde em que cada um está responsável.

Resultados

No período de março de 2023 a março de 2024, foi implantado o serviço de cuidado farmacêutico em 12 unidades de saúde, iniciando com a apresentação dos projetos técnicos às equipes de saúde que iriam sediar o serviço. Os atendimentos individuais foram delimitados a pacientes com diabetes e/ou hipertensão, que fossem identificados pela equipe como prioritários, ou pelo próprio farmacêutico, durante os atendimentos do programa “Assistência Farmacêutica mais perto” – estratégia desenvolvida com o objetivo de viabilizar o diagnóstico de diabetes através da dosagem da hemoglobina glicada por meio de equipamento point of care testing, ação que já estava sendo desenvolvida nas unidades. Esta forma de seleção de pacientes viabilizou a racionalização das consultas para usuários que possivelmente apresentassem algum PRF e, portanto, fosse beneficiado com o atendimento. Todos os atendimentos farmacêuticos, desde o início da implantação, são registrados no prontuário eletrônico adotado pelo município, possibilitando uma maior articulação entre os profissionais da rede. O atendimento prestado consiste na escuta farmacêutica qualificada, a análise dos dados, a avaliação quanto a presença de algum PRF e a elaboração do plano de cuidado. Como o farmacêutico está atuando na unidade de saúde em que o usuário já é acompanhado, a intervenção passou a ser realizada de forma mais rápida e efetiva, possibilitando também a interlocução entre os farmacêuticos de outros serviços da rede.

Conclusões

A implantação do cuidado farmacêutico nas unidades de saúde de Vitória da Conquista tem possibilitado a integração do farmacêutico com as equipes de saúde, o que beneficia os pacientes pois viabiliza a tomada de decisão compartilhada e promove o desenvolvimento do cuidado integral aos usuários. O cuidado farmacêutico tem contribuído para a garantia da utilização racional de medicamentos, pois ao acompanhar a terapia medicamentosa é possível garantir maior segurança e efetividade durante a utilização de medicamentos. É necessário a ampliação da oferta desse serviço para todas as unidades de saúde do município, bem como o aumento do número de farmacêuticos envolvidos no processo de cuidado, para que assim, outras DCNT também possam ser incorporadas na rotina da prestação deste serviço farmacêutico. A realização de estudos descritivos acerca do serviço de cuidado farmacêutico implantado nestas unidades de saúde é necessária para que perguntas relacionadas ao perfil dos pacientes assistidos, prevalência de PRF identificados, principais dificuldades relatadas pelos usuários na rotina de uso de medicamentos e principais intervenções farmacêuticas possam ser respondidas.