MÉTODO DE ACELERAÇÃO CICATRICIAL - MAC, UM ALIADO NA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE LESÕES NO SUS.

Apresentação

As feridas constituem um problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Estima-se que as dificuldades de cicatrização atinjam 1 – 2 % da população em geral destinando, assim, 2% do orçamento em saúde para o tratamento de feridas. Em virtude da significância clínica e sócio – econômica das feridas, soluções inovadoras para melhorar a qualidade de vida dos acometidos por deficiências no processo de reparação tecidual têm sido investigadas e comprovadas sua eficácia, incluindo o uso do Método de Aceleração Cicatricial MAC. Segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular com dados do Ministério da Saúde a região Nordeste entre 2012 e 2021 teve 80.124 amputados (pernas ou pés). Ainda segundo a Sesab mais de mil pessoas já foram internadas e 127 morreram de trombose na Bahia de janeiro a agosto de 2023. E entre 2019 e 2022 os números referentes as internações por embolia e trombose arterial nos hospitais da rede estadual registraram um aumento de 28,9%. A metodologia MAC foi criada pelos doutores Marcus e Aline onde eles observaram as dificuldades dos pacientes portadores de lesões de pele em obter resultados nos tratamentos convencionais, se dedicou a buscar estudo no processo de maturação do tecido epitelial lesado por injuria, voltado em identificar, observar, avaliar e interpretar os fenômenos dos sinais patognomônicos do reparo tecidual, direcionando assim qual a melhor conduta terapêutica a ser desenvolvida de forma individual e extremamente clinica.

Objetivos

O presente trabalho tem como objetivo geral reduzi esses índices, realizando desde a prevenção até o tratamento da doença. O objetivo especifico é atender os clientes portadores de feridas agudas e crônicas com diagnóstico médico prévio da etiologia da ferida passível de tratamento em nível ambulatorial. Oferecer tratamento adequado para cada tipo de lesão e uso da Metodologia MAC, o qual intensifica o processo cicatricial.

Metodologia

A metodologia MAC tem como principal ponto o Amor e Ciência. Dessa forma conseguimos avaliar (Anamnese, inspeção, palpação, percussão e ausculta) para seguir o tratamento. Com comprimentos específicos de onda, têm a capacidade de alterar o comportamento celular na ausência de aquecimento. O MAC é utilizado como agente terapêutico, mostrando propriedades antiinflamatórias, analgésicas e de aceleração da cicatrização de feridas, o que pode propiciar um pré e pós-operatório mais confortável ao paciente e possibilita a redução do uso de medicamentos. Os efeitos na aceleração da cicatrização de feridas têm sido atribuídos ao estímulo de vários sistemas biológicos, como aumento da proliferação e atividade celular, aumento de síntese de DNA, modulação da produção dos fatores de crescimento e redução na produção de prostaglandinas. Além das aplicações pontuais, as aplicações endovenosas utilizadas nas regiões arteriais como a Terapia ILIB está sendo cada vez mais utilizada em diversos tratamentos. Esse método consiste em irradiar o sangue com laser vermelho ou infravermelho de baixa intensidade com a finalidade de obter resultados anti-inflamatórios, antioxidante, analgésico melhorando circulação sanguínea, resultados anti-inflamatórios, antioxidante, analgésico, melhorando circulação sanguínea, resultados em prevenção e tratamento de inúmeras doenças como diabetes, hipertensão artrite, artrose, inflamação, tensões musculares, colesterol e outras doenças cardiovasculares.

Resultados

A partir dos resultados obtidos, evidenciamos a eficácia desse tratamento a nível ambulatórial. Em média conseguimos alcançar 85% de reabilitação total de lesões e 100 % dos pacientes em prevenção.

Conclusões

O presente trabalho demonstra nova metodologia para tratar problemas comuns na população que tem impacto positivo na qualidade de vida. A prevenção e tratamento de lesões é complexo, porém esta metodologia é segura, indolor e de rápida implementação. Embora apresentemos alguns casos, temos uma casuistica maior com resultados semelhantes. Esta metodologia tem um futuro promissor por não ser invasiva e necessitar de grande transformação biologica para controle inflamatorio, fungico e viral. Nesta metodologia, o rapido controle da sintomatologia garante que consigamos muitos resultados satisfatorios.