A Equipe Multidisciplinar do município de ibipitanga, dar suporte a 06 UBS, sendo 03 zona rural e 03 na sede do município, a equipe é formada por 08 profissionais de diferentes áreas. A Equipe Multi. é o ponto chave de sucesso da Atenção Primária, pois é ela que permite a amplificação dos n é composta por núcleos de saberes das Equipes de Saúde da Família ESF) e Unidades Básicas de Saúde UBS), com resolução abrangente dos problemas de saúde. A equipe multiprofissional da saúde, complementa às equipes que atuam na Atenção Básica. É formada por diferentes ocupações (profissões e especialidades) da área da saúde, atuando de maneira integrada para dar suporte (clínico, sanitário e pedagógico) aos profissionais das equipes de Saúde da Família . O trabalho em equipe no território favorece uma articulação das ações de prevenção, tratamento, reabilitação e promoção da saúde.
Aumentar a capacidade de cuidado das Equipes de Atenção Básica, agregar novas ofertas de cuidado nas UBS e auxiliar a articulação com outros pontos da atenção da rede Prevenção e controle das doenças crônicas Desenvolvimento de ações de educação em saúde às gestantes e familiares, voltadas para o cuidado materno-infantil com participação de todos os profissionais.
A Equipe Multi realiza ações nas UBS, essas demandas chegam através de negociação e discussão compartilhada com as Equipes apoiadas por meio de encaminhamentos impessoais A Equipe apoia as ações intersetoriais, como escolas, creche, Caps, Cras, igrejas. As ações realizadas são: – Realiza consultas individual e compartilhadas entre profissionais eMULTI e ESF -Trabalho com grupos terapêuticos: Hiperdia, gestantes, ações com adolescentes saúde mental grupo com cuidadores de idosos, salas de espera com informativos em saúde – Atendimento domiciliar compartilhado – Atendimento individual específico – Projeto Terapêutico Singular -Apoio ao Programa Saúde na Escola – PSE – Apoio Intersetorial para Escolas, Conselho Tutelar, Secretaria Municipal de SaúdeSMS, Centro Municipal de Reabilitação, CRAS, Secretaria da Ação Social, Hospital -Grupos de Acompanhamento para Dependentes químicos: encaminhamentos para CAPS AD III – Realizado registro mensal das informações no e-SUS/SISAB.
Os resultados das ações podem ser observados com os indicadores, e nos retornos dos pacientes. Nos grupos de gestantes, o cuidado materno-infantil da gestante, com gestantes acompanhadas sem desenvolver fatores de risco durante a gestação e as que possi alguma fator de risco, são controladas Os pacientes de Hiperdia, são acompanhados nos grupos e consultas, para o controle da doença cronica
A equipe multidisciplinar é o ponto chave de sucesso da Atenção Primária, pois é ela que permite a amplificação dos núcleos de saberes das Equipes de Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde com resolução abrangente dos problemas de saúde.