O período da adolescência é marcado tanto por mudanças biológicas, que denominamos puberdade, quanto por mudanças psicológicas e sociais, que dependem, sobretudo, do contexto sociocultural onde o/a adolescente se encontra inserido. Daí, estudos da área da psicologia se referir atualmente ao termo “adolescências” (OPAS apud UNICEF, 2021, p.9).Promover para prevenir em saúde mental de adolescentes e jovens. O presente estudo busca relatar a experiência da equipe do Ambulatório de saúde mental/ ASM de Una no desenvolvimento do projeto nas entidades religiosas da cidade de Una/BA, com duração de oito meses. Como limitações do estudo, destaca-se a fragmentação da equipe do Ambulatório de Saúde em 2023, dificultando a continuidade do projeto. Sugerem-se mais ações voltadas para as temáticas de saúde mental e de matriciamento.
O projeto visou promover a reflexão sobre a importância da promoção e prevenção da saúde mental de adolescentes e jovens e a mudança de atitudes relacionadas à saúde mental, com o intuito de estimular o público-alvo ao pensamento critico e reflexivo sobre suas ações e conceitos relacionados à saúde mental.
Os encontros realizados no período de maio a dezembro de 2022 nas entidades religiosas da cidade de Una (BA). Durante os encontros com pais e com os adolescentes/jovens foram discutidos os seguintes temas: Saúde mental de adolescentes e jovens, sinais e sintomas de adoecimento mental ansiedade depressão e suicídio.Participaram dos encontros usuários adolescentes e jovens de 12 a 29 anos de idade, perfazendo um total de 251 participantes de ambos os gêneros, sendo 124 do sexo masculino e 127 do sexo feminino, com escolaridade variada e condições socioeconômicas diversas. Fizeram parte dessa primeira etapa do projeto três entidades religiosas: IGREJA DE CRISTO PENTECOSTAL INTERNACIONAL / ICPI,onde participaram 72 pessoas IGREJA CATÓLICA PARÓQUIA SÃO JOSÉ UNA/BA, com 102 participantes PRIMEIRA IGREJA BATISTA que contou com 77 participantes. Com proposta de quatro encontros em cada igreja, sendo o primeiro encontro realizado com os pais dos adolescentes e jovens e os demais encontros com o público-alvo.
Enquanto relato da equipe do ASM, o papel da equipe é dar visibilidade a toda comunidade que eles têm e podem contar com um local, ou melhor, uma coordenação de saúde mental em construção que demandou e ainda demanda investimentos de campanhas de promoção e prevenção em nível de comunidade, dialogando com todos os setores da sociedade a fim de abrir pontos de acesso, promover eventos de formação e atualização com todos as áreas do sistema público e manter uma agenda permanente de reunião técnica e intersetorial para aperfeiçoar o fluxo de atendimento aos usuários de saúde mental. Em relação às instituições religiosas, desmistificar o estigma de transtorno mental e religiosidade como dificuldade para aceitar e aderir ao tratamento.
Como limitações do estudo, destaca-se a fragmentação da equipe do Ambulatório de Saúde em 2023, dificultando a continuidade do projeto. Sugerem-se mais ações voltadas para as temáticas de saúde mental e de matriciamento.