Diante dos desafios impostos pela pandemia de COVID-19, com a inserção de novas palavras no nosso cotidiano — tais como distanciamento social, achatamento da curva, testagem em massa, barreira sanitária, fake news, lockdown, imunidade de rebanho —, as práticas de educação permanente dos profissionais de saúde precisaram se reinventar para qualificar os profissionais no enfrentamento ao coronavírus. A impossibilidade de realizar encontros presenciais levou ao desenvolvimento de um projeto inovador: a realização de encontros virtuais através da plataforma Zoom e a disponibilização dos conteúdos no YouTube. Este foi um dos desafios que a Secretaria de Saúde de Camaçari, município localizado na Região Metropolitana de Salvador, na Bahia, Macrorregião Leste, sede de Microrregião e notável pela sua rica história, enfrentou. Com 785 km² e 300.372 habitantes, Camaçari destaca-se pelo seu Polo Industrial, com indústrias químicas e automotivas. Possui tradições culturais e 42 km de praias que atraem turistas, equilibrando desenvolvimento e herança cultural. Este relato destaca a implementação bem-sucedida e o impacto duradouro desta iniciativa de translação de conhecimento, cuja relevância e eficácia se perpetuaram mesmo após a pandemia, solidificando-se como uma solução econômica, flexível e acessível para o aprendizado e a atualização profissional no contexto contínuo do novo normal que permeia a vida de indivíduos e organizações.
O principal objetivo da iniciativa é ofertar educação permanente de qualidade para profissionais de saúde de diferentes níveis, abordando uma ampla gama de temas relevantes para atender às necessidades do processo de trabalho, da prática clínica e do sistema de saúde, através da promoção da translação de conhecimentos, com troca de experiências entre profissionais e a disseminação de boas práticas, em consonância com as restrições impostas pelo contexto pandêmico, a exemplo do distanciamento social, e que se comprovou, no além pandemia, a sua adaptabilidade, eficácia e viabilidade para o “novo normal”.
Frente ao desafio de manter a educação permanente na pandemia de uma nova doença, que exigia distanciamento social, a Secretaria de Saúde de Camaçari, que possui uma ampla rede de atenção à saúde, inovou com o projeto “Sextou na SESAU”, idealizado a partir dos diálogos entre os técnicos e executado em 5 fases: articulação, planejamento, divulgação, operacionalização e avaliação, com o intuito de adaptar as práticas educativas à realidade da pandemia. Esta iniciativa propôs encontros virtuais de duas horas, às sextas-feiras, devido menor frequentação dos usuários, promovendo a interação e o aprendizado contínuo entre os profissionais de saúde. A divulgação dos eventos era feita por meio de redes sociais do WhatsApp, Instagram e Facebook, utilizando cards informativos que destacavam os participantes, temas e detalhes dos encontros, visando máxima visibilidade e participação. Estas sessões online, pelo aplicativo ZOOM, com um especialista no tema e moderadas por um profissional, favorecia a participação ativa por meio de chat ou interações diretas, enriquecendo a experiência de aprendizado. Para garantir a flexibilidade no acesso ao conteúdo, as sessões eram gravadas e disponibilizadas no YouTube, permitindo que os profissionais revisassem os temas abordados de forma assíncrona. Além disso, o compromisso com a formação era reforçado pelo bloqueio das agendas durante os eventos, incentivando a visualização em grupo nas unidades de saúde e o registro de presença para certificação.
A metodologia de avaliação adotada foi de caráter qualitativa, com foco na observação participante para capturar aspectos como o engajamento dos participantes, a frequência de participação nas sessões online e o nível de interação da audiência, evidenciado tanto pelas perguntas, como pelas contribuições em tempo real nos chats. Além disso, deu-se especial atenção à análise do número de visualizações dos vídeos dos encontros disponibilizados no canal no YouTube da COGETHS – Coordenação da Gestão da Educação, Trabalho e Humanização. O “Sextou na SESAU”, até o último mês de março, já teve 44 sessões, com temas diversos da atenção primária, atenção especializada, assistência farmacêutica e vigilância em saúde. Quando o tema era intersetorial, especialistas deste setor era convidado, potencializando o aprendizado. A somatória das participações síncronas, “on-line”, ficou em torno de 3.000, e as visualizações no YuoTube totaliza 3.111 participações. A adaptação ao formato online e a qualidade dos conteúdos tem sido muito elogiada pelos participantes, que demonstram alto grau de engajamento e satisfação. Os feedbacks coletados apontam para uma avaliação positiva significativa na prática clínica dos profissionais participantes, proporcionando insights valiosos sobre os impactos do projeto, identificando tanto os desafios quanto as oportunidades para o desenvolvimento contínuo dessa iniciativa inovadora na área da educação permanente.
A experiência com o “Sextou na SESAU” demonstrou ser viável e eficaz como um programa de educação permanente online para profissionais de saúde, especialmente em tempos de restrições sociais, como os impostos pela pandemia. Esta experiencia pode ser replicada em qualquer município brasileiro, desde que a sua Secretaria de Saúde, possua conectividade entre suas Unidades de Saúde, podendo, inclusive os profissionais participantes utilizarem seus próprios dispositivos nos encontros. Outra conclusão que obtivemos foi a redução de custos na realização de atividades de educação permanente, em comparação com os encontros presenciais, pois não existe despesas com reserva de espaços e de dispositivos como projetores, microfones e caixas amplificadoras de som, fornecimento de coffee break, pagamento de passagens e diárias para os profissionais e/ou palestrantes convidados. A flexibilidade, acessibilidade e qualidade dos encontros virtuais promoveram não apenas a continuidade, mas também a expansão das oportunidades de aprendizado, reforçando a importância de se adaptar e inovar em estratégias educacionais na saúde.