A Assistência Farmacêutica (AF) consiste num conjunto de técnicas voltadas para promoção, proteção e recuperação da saúde, tendo em vista o medicamento como insumo principal e objetivando o seu uso racional. Neste sentido, a presente experiencia teve como objetivo construir coletivamente uma proposta de reestruturação da assistência farmacêutica no município de Madre de Deus. Entretanto, mesmo com os avanços na Assistência Farmacêutica, muitos problemas persistem e comprometem a missão de garantir o acesso da população aos medicamentos e a racionalidade do uso. Sendo assim, esse processo buscou aprimorar, organizar e garantir o acesso de forma regular os medicamentos e acompanhamento do uso racional do medicamento.
Ampliar e qualificar o acesso aos medicamentos do Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF) em Madre de Deus. Através dela, busca-se melhorar os processos administrativos na esfera municipal, e aperfeiçoar a prestação de serviço público para os usuários.
Trata-se de um relato de experiencia entre janeiro à agosto de 2021, onde a Assistência Farmacêutica do município foi encontrada sem uma estrutura adequada de dispensação, com reflexo na falta de medicamentos, sem um suporte de controle de estoque, ressuprimento para atendimento regular dos pacientes assistidos e com centralização da mesma. Iniciou-se o processo de instalação do Sistema Horus, com o treinamento e qualificação de todos os colaboradores da Assistência farmacêutica. estartando a dispensação adequada dos medicamentos e insumos, oferecendo segurança e fornecimento adequado a população, dessa forma refletindo o controle e o ajuste necessário na compra de medicamentos baseado no consumo médio mensal de medicamentos adequado do município, evitando o desperdício e incineração por validade, devido o ressuprimento inadequado. e otimizando os recursos financeiros.
A dispensação no sistema Horus inciou-se em agosto de 2021, trazendo como objetivo a reorganização da Assistência Farmacêutica superando assim dificuldades enfrentadas, aumentando da acessibilidade e comodidade na obtenção dos medicamentos, reduzindo tempo gasto para obtenção dos medicamentos, e começando o processo de descentralização da Farmácia Básica para as Unidades Básica de Saúde.
A implantação do Hórus como sistema de gestão da assistência farmacêutica apresentado possibilitou aos gestores visualizar a dispensação dos medicamentos de forma mais ampla e online, sendo uma ferramenta importante para futuras tomadas de decisão, contribuindo para uma maior transparência, confiabilidade no trato com os medicamentos e insumos farmacêuticos e descentralização para as Unidades Básica de Saúde.