UMA ESTRANHA NO NINHO: QUEM É ESSA QUE CHEGOU PARA MUDAR O MODELO DE ACOLHIMENTO AS PARTURIENTES?

Apresentação

COM A PROPOSTA DE FORTALECER E ESTRUTURAR A REDE DE SAÚDE À MULHER, A GESTÃO ATUAL DO MUNICÍPIO DE TEIXEIRA DE FREITAS – BA, INSTITUI A DIRETORIA DE LINHA DE CUIDADO À SAÚDE DA MULHER EM MAIO DE 2022. SABE-SE QUE DESDE 2011, COM A IMPLEMENTAÇÃO DA REDE CEGONHA, SURGIRAM DESAFIOS PARA ALCANÇAR MUDANÇAS NO MODELO DE ATENÇÃO AO PARTO E NASCIMENTO NO SUS COM O OBJETIVO DE AMPLIAR O ACESSO E A QUALIFICAÇÃO DAS PRÁTICAS DE CUIDADO E GESTÃO NA ASSISTÊNCIA À SAÚDE DA MULHER E DA CRIANÇA. A PARTIR DO SÉCULO XX, ACELEROU-SE O PROCESSO DE HOSPITALIZAÇÃO DO PARTO E CONCOMITANTE A ESSE FATO, OCORREU AUMENTO DE INTERVENÇÕES DESNECESSÁRIAS. MUITAS MULHERES PASSARAM A TER VIVÊNCIAS DE PARTO DOLOROSAS, VIOLENTAS, DESUMANAS REVELANDO UMA GRAVE VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS E DAS MULHERES NO PROCESSO DE PARTO E NASCIMENTO. DIANTE DESTE CENÁRIO E POR ESTE MUNICÍPIO POSSUIR UMA MATERNIDADE REFERÊNCIA PARA GESTAÇÃO DE BAIXO E ALTO RISCO DO EXTREMO SUL DA BAHIA, FEZ-SE NECESSÁRIO NOVOS PLANEJAMENTOS PARA MODIFICAR O MODELO ASSISTENCIAL EXISTENTE. E AINDA PARA O FORTALECIMENTO DESTA PROPOSTA HOUVE A APROVAÇÃO DA LEI MUNICIPAL Nº 1.216 DE 02 DE JUNHO DE 2022, QUE DISPÕE SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROGRAMA DE COMBATE À VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA, ASSIM UTILIZOU-SE COMO ESTRATÉGIA A CONTRATAÇÃO DE DOULAS PARA A UNIDADE MUNICIPAL MATERNO INFANTIL (UMMI) DE TEIXEIRA DE FREITAS.

Objetivos

GERAL GARANTIR O ACOMPANHAMENTO E O CUIDADO HUMANIZADO NÃO CLÍNICO, REALIZADO PELAS DOULAS, ÀS PARTURIENTES DA UMMI. ESPECÍFICOS OFERECER À PARTURIENTE UM SUPORTE SEGURO E SATISFATÓRIO, FORNECENDO-LHE ACONSELHAMENTO SOBRE MEDIDAS DE CONFORTO E ALÍVIO DA DOR. ESTIMULAR A AUTONOMIA DA MULHER NA EVOLUÇÃO DO PROCESSO DE PARTO, NO SETOR DE PRÉ-PARTO DESDE O ACOLHIMENTO DESTA PARTURIENTE ATÉ O DESFECHO FINAL DO PARTO.

Metodologia

AS DOULAS ATUAM NUMA ESCALA DE 24/72 HORAS, NO SETOR DE PRÉ-PARTO. NESTE SETOR, ERAM 8 LEITOS. MAS COM A ATUAÇÃO DESSAS PROFISSIONAIS HOUVE REDUÇÃO DE UM LEITO PARA PROPORCIONAR UM “CANTINHO DE DOULAGEM”. NESTE LOCAL É OFERECIDO ALGUNS MÉTODOS NÃO FARMACOLÓGICOS DE ALÍVIO DE DOR COMO MASSAGENS, MUSICOTERAPIA E EXERCÍCIOS COM BOLA SUÍÇA E TÉCNICA DE REBOZO. ALÉM DISSO, UTILIZA-SE DA AROMATERAPIA, ILUMINAÇÃO RELAXANTE, MENSAGENS MOTIVADORAS PARA TORNAR O AMBIENTE ACONCHEGANTE E CONFORTÁVEL. A DOULAGEM É OFERECIDA DE FORMA COLETIVA, PORÉM TODAS AS PARTURIENTES SÃO RECEPCIONADAS INDIVIDUALMENTE PELA DOULA QUE ACOLHE, SE IDENTIFICA E ESCLARECE TODO A PROCESSO A PARTIR DAQUELE MOMENTO. DURANTE A FASE ATIVA A DOULA SE DIRECIONA ÀQUELA QUE SOLICITA E/OU DEMONSTRA MAIS NECESSIDADE DO SEU SUPORTE FÍSICO E EMOCIONAL. ALÉM DISSO, A DOULA NOS HORÁRIOS DE VISITAS, QUE OCORREM A CADA TRÊS HORAS, ACOLHE A FAMÍLIA E TRANSMITE A SEGURANÇA DE QUE A MULHER NÃO ESTÁ SOZINHA DURANTE O PROCESSO, COM ISSO FAMILIARES TAMBÉM ACREDITAM NA ASSISTÊNCIA OFERECIDA E COLABORAM. ELAS FAZEM UM ELO COM A EQUIPE CLÍNICA PARA FACILITAR A PRESENÇA DO ACOMPANHANTE DE ESCOLHA DA PARTURIENTE PARA ESTAR AO LADO DELA NO MOMENTO DO NASCIMENTO.

Resultados

É NOTÓRIO E GRATIFICANTE A MUDANÇA NO CENÁRIO QUE TANGE O PARTO E O NASCIMENTO. DESDE A INSTITUIÇÃO DAS DOULAS FORAM MAIS 1500 PARTOS NORMAIS E CESARIANOS ASSISTIDOS POR ESTAS PROFISSIONAIS. O SUPORTE DA DOULA À PARTURIENTE TEM SIDO CONSIDERADO FAVORÁVEL E SIGNIFICATIVO, E AS CARACTERÍSTICAS SATISFATÓRIAS DO SEU TRABALHO SÃO EXPRESSAS POR PARTURIENTES, MEMBROS DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL E PELAS PRÓPRIAS DOULAS, COMO DESCRITO NOS RELATOS A SEGUIR. “A DOULA EXERCEU UM PAPEL MUITO IMPORTANTE NO MOMENTO MAIS INESQUECÍVEL DA MINHA VIDA. PORQUE ME DAVA TODO SUPORTE, SEMPRE ESTAVA COMIGO, ME DANDO FORÇAS, ME ORIENTANDO EM TUDO QUE A EQUIPE ESTAVA FAZENDO, QUANDO EU SENTIA MEDO ELA ESTAVA ALI SEGURANDO MINHA MÃO, ME SENTIA MAIS SEGURA COM ELA AO MEU LADO, ELA PASSAVA TODA CONFIANÇA QUE EU PODERIA TER NAQUELE MOMENTO” (J.V.S, PARTO 09/03/2023). PARA A EQUIPE MULTIPROFISSIONAL: “UMA DAS COISAS QUE FICOU NÍTIDO FOI A MELHORA NO DESEMPENHO DE CADA PACIENTE COM A PRESENÇA DA DOULA. ALÉM DISSO, SÃO UMA REDE DE APOIO COM MUITO CARINHO, CUIDADO, ATENÇÃO E ZELO. AJUDA DEMAIS A GENTE NESSE PROCESSO DO TRABALHO DE PARTO” (D.M). PARA AS DOULA: “SEI QUE NO COMEÇO HAVIA MUITO MEDO E ATÉ REJEIÇÃO POR NOSSA PROFISSÃO, MAS AOS POUCOS FOMOS GANHANDO A CONFIANÇA, FAZENDO CADA UM ENTENDER O NOSSO PAPEL E A SUA IMPORTÂNCIA, QUE ESTAMOS ALI PARA COMPLETAR A EQUIPE, E FAZER O MELHOR POR CADA MULHER. E ASSIM AOS POUCOS VAMOS MUDANDO A FORMA DE NASCER, CRIANDO MEMÓRIAS POSITIVAS, E QUEBRANDO TABUS” (G.C.S)

Conclusões

O QUE ERA UMA ESTRANHA NO NINHO, A DOULA, ATUALMENTE SE TORNOU UMA PEÇA ESSENCIAL PARA O ACOLHIMENTO HUMANIZADO DENTRO DA MATERNIDADE PÚBLICA DE TEIXEIRA DE FREITAS. SÃO COM ELAS QUE AS PARTURIENTES SE SENTEM ACOLHIDAS E SE PROTEGIDAS, E SEGURAS DURANTE O PROCESSO DO TRABALHO DE PARTO. ASSIM, MESMO DIANTE DE MUITAS DIFICULDADES CONSEGUEM RESSIGNIFICAR O PROCESSO DO NASCIMENTO PARA AS MULHERES E FAMILIARES. A PRESENÇA DESSAS PROFISSIONAIS AUXILIA NA CONSOLIDAÇÃO DAS POLÍTICAS DE SAÚDE E EVIDENCIA OS DIREITOS DAS MULHERES NO SUS. A DOULA CONSEGUE MINIMIZAR AS BARREIRAS DA VIOLÊNCIA E VOLTAR O PARTO PARA A PARTURIENTE NO PROCESSO MAIS NATURAL, MAIS RESPEITOSO ABOLINDO O CENÁRIO HOSTIL DAS ANTIGAS INTERVENÇÕES. ELA TEM A GRANDE RESPONSABILIDADE DE PERMITIR QUE A PARTURIENTE SEJA PROTAGONISTA DO SEU PARTO. O SERVIÇO DE DOULAGEM ESTÁ DISPONÍVEL PARA SERVIR AS MULHERES, NÃO PARA SE SOBREPUJAR A ELAS, ENCARANDO O PARTO E O NASCIMENTO COMO UM MOMENTO PRIVILEGIADO DE EMPODERAMENTO DA MULHER, QUE DEVERÁ SER CUIDADA, NUTRIDA, AMPARADA E PRINCIPALMENTE RESPEITADA E CELEBRADA.