TRANSPONDO OS MUROS E QUALIFICANDO O MODO DE SE FAZER SAÚDE COM AÇÕES NA COMUNIDADE.

Apresentação

A Atenção Básica (AB), principal porta de entrada e centro de comunicação da RAS, que tem a Saúde da Família como estratégia prioritária no SUS, propõe, para os gestores e trabalhadores da saúde, a necessidade de desenvolver propostas que permitam a reflexão sobre o significado das suas atribuições, de modo que a oferta do cuidado, o acesso e a promoção da saúde possam ser garantidos para além dos atendimentos disponíveis na estrutura das unidades, da rotina das visitas e de ações pontuais. Considerando a necessidade de ir ao encontro dessa abordagem, bem como garantir as diretrizes da AB, dentre estas, a resolubilidade -que reforça a importância da articulação de diferentes tecnologias de cuidado individual e coletivo, por meio da clínica ampliada- torna-se necessário compartilhar a experiência do projeto “Ação de Saúde nas comunidades”, uma proposta interdisciplinar, implementada em 2022 pela gestão municipal de saúde de Jandaíra. Para além das melhorias dos indicadores de saúde, a motivação para relatar as experiências desse projeto surge da necessidade de reforçar a importância de acreditar no SUS e reafirmar as potencialidades de um município de pequeno porte, que visa, por meio dos seus poucos recursos disponíveis, reafirmar e defender os princípios básicos da universalização, descentralização, integralidade e participação da comunidade no SUS.

Objetivos

Geral: -Promover a oferta de ações e atendimentos interdisciplinares, com inclusão de Práticas Integrativas e Complementares (PICS) e de exames de prevenção e diagnóstico para a comunidade Jandairense que apresenta dificuldades de acesso e maior exposição às condições de vulnerabilidades social e de saúde. Específicos: Ampliar o acesso aos serviços de saúde para a população de maiores vulnerabilidades Destacar a importância da clínica ampliada e das ações intersetoriais que permitiram transpor os muros das unidades de saúde, ampliar o acesso e qualificar as condições de vida e saúde da comunidade Jandairense.

Metodologia

O projeto, iniciado em fevereiro de 2022, foi desenvolvido pela secretaria municipal de saúde em parceria com a secretaria de assistência social. As ações são realizadas trimestralmente em territórios situados na zona rural e urbana do município. Esta proposta conta com o importante apoio do“busão da saúde”, para a garantia do deslocamento e execução das ações. Dentre os profissionais e ofertas de serviços são garantidos atendimentos de: enfermagem: consultas, vacinação testes rápidos e coleta de exames laboratoriais médico: generalista e rodízio de especialidades com psiquiatra, ortopedista, pediatra e ultrassonografista odontologia: ações de escovação com aplicação de flúor Equipe Nasf-AB: atendimento com nutricionista, psicólogo e assistência farmacêutica destaca-se, dentre as consultas desses profissionais, atendimentos de massoterapia e auriculoterapia. Os agentes comunitários e de endemias também apoiam a equipe na identificação de casos e investigação de riscos no território. As ações têm como prioridade os territórios de difícil acesso, e sempre são executados em locais estratégicos como escolas, igrejas e praças. Para a adesão da comunidade, além da divulgação antecipada, também são utilizadas estratégias como uniformização da equipe divulgação no carro de som ações educativas atividades lúdicas para crianças oferta de lanche para usuários carro de apoio para deslocamento de pessoas que residem mais distantes.

Resultados

Desde o período de implantação têm sido notório importantes percentuais da oferta de atendimentos à população. Até abril de 2023 foram realizadas 05 ações trimestrais abrangendo os 10 territórios correspondentes à zona rural e urbana. Do total de serviços ofertados foram garantidos, em média: 900 testes rápidos de ISTs 1.460 consultas com médico clínico geral, pediatra, ortopedista, psiquiatra e ultrassonografia 450 coletas laboratoriais 150 atendimentos do NASF e 430 vacinas aplicadas. Além desses atendimentos, também temos conseguido alcançar melhorias na avaliação dos indicadores do financiamento da AB (Previne Brasil), sobretudo no que tange aos indicadores da cobertura de vacinação em crianças (aumento de 40% comparado ao primeiro quadrimestre de 2022), bem como dos indicadores de Hipertensão e Diabetes, com aumento de 7% e 6% respetivamente, correspondentes ao mesmo ano. Dentre as ações ofertadas, os atendimentos de massoterapia e auriculoterapia foram incluídos recentemente (final de 2022), no entanto têm evidenciado importantes adesões, interesses e procura pelos usuários. Além desses resultados, vale destacar que as ações de saúde na comunidade, atreladas à contínua oferta de serviços na AB, têm evidenciado a redução de transferências e/ou internações por situações de saúde que podem ser resolvidas na AB.

Conclusões

A execução desse projeto reverbera a importância da clínica ampliada para todas as pessoas, principalmente àquelas com maiores barreiras de acesso, sejam elas, financeira ou geográfica. Apesar das dificuldades e desafios enfrentados para garantia das ações desse projeto, notar os resultados de estreitamento de vínculos, o acolhimento, bem como a adesão e a participação dos usuários tem sido um retorno recompensador. Isto pode ser notado na fala de um morador do povoado de Tucuns: “Eu quero agradecer essa coragem desse projeto tão bom e tão maravilhoso que trouxeram até nós, porque todos sabem da dificuldade da gente ir até a sede […] hoje temos aqui duas médicas, temos enfermeira, as meninas daqui da saúde que está cuidando muito bem”. Concluímos, portanto, entendendo que apesar de sermos um município de pequeno porte, temos apresentado um GRANDE potencial para gerar melhorias nas condições de vida e saúde da população. Pensando nisso, e na responsabilidade do nosso município em defesa dos princípios e diretrizes do SUS, acreditamos que investir na promoção e oferta de cuidados sempre será o melhor e mais assertivo caminho.