Uma das dificuldades da assistência farmacêutica municipal é a falta de recursos para investimento na estrutura física das farmácias básicas e na informatização dessas unidades dispensadoras de medicamentos. Um avanço nesse aspecto foi a elaboração do Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica no Sistema Único de Saúde (QUALIFAR-SUS). O programa QUALIFAR-SUS foi instituído pela Portaria º 1214/GM/MS, de 13 de junho de 2012, e tem como objetivo contribuir no processo de aprimoramento e integração das atividades executadas pela Assistência Farmacêutica nas redes de atenção à saúde (BRASIL, 2012). O município de Jussari-BA localiza-se ao Sul do Estado da Bahia, possui 5.706 habitantes e uma área de unidade territorial de 329,190 km2(2022 IBGE), com IDH DE 0,567. A Desestruturação da Assistência Farmacêutica no município de Jussari foi observada e relatada no início do ano de 2017. Foi feito um diagnóstico situacional, com o objetivo de verificar quais os problemas encontrados e as possíveis soluções para os mesmos. Com isso, a implantação do programa QUALIFAR-SUS no município de Jussari-BA foi de extrema importância para melhorar a estrutura física e oferecer um melhor atendimento a população.
O objetivo desse trabalho, é relatar a importância da implantação do programa QUALIFAR-SUS na estruturação da assistência farmacêutica no município de Jussari-BA no que diz respeito a estrutura física da farmácia básica
Em 2017 o secretário de Saúde do município de Jussari assinou o termo de adesão ao programa ao QUALIFAR-SUS e no ano 2018 o município foi considerado elegível a receber o recurso de custeio e o recurso de investimento que foram de R$ 24.000 e R$ 29.000,00 mil reais respectivamente. Em 2018 foi realizado a elaboração do Plano Municipal de Saúde e no mesmo foi abordado como diretriz geral a estruturação da farmácia básica, principalmente no que se refere a infraestrutura. Uma das ações foi a implantação do sistema HÓRUS, um sistema de informatização da assistência farmacêutica.
Após o município fazer a adesão ao HÓRUS, com os recursos do programa QUALIFAR-SUS, foi possível informatizar 100% das farmácias das unidades básicas de saúde (03 unidades) com computadores, impressoras, roteador. Com isso, foi possível ter um controle de estoque maior, menos erros de programação de medicamentos, ter acesso a relatórios de medicamentos controlados, antimicrobianos, a entrada e saída de medicamentos, a relação de medicamentos a vencer nos próximos 90 dias, dados que facilitam a organização do processo de trabalho dentro do ciclo da assistência farmacêutica. Com o recurso do QUALIFAR-SUS foi possível também adquirir mobiliários novos como: mesas, cadeiras, armários, estantes, pallets, lixeiras, geladeira, termo higrômetros, tudo isso para melhorar a parte física e o sistema de informações, e impactando diretamente na otimização dos recursos da assistência farmacêutica, evitando desabastecimento de medicamentos e ofertando a população com um serviço de melhor qualidade.
A implantação do QUALIFAR-SUS fortaleceu o processo de trabalho da assistência farmacêutica no município de Jussari. Com o QUALIFAR-SUS foi possível ofertar uma infraestrutura adequada para o armazenamento, distribuição e dispensação dos medicamentos nas unidades básicas de saúde. O uso do sistema informatizado HÓRUS foi essencial para continuidade no recebimento do recurso de custeio do programa QUALIFAR-SUS e por ter como característica de um sistema de controle de estoque adequado para oferecer informações que norteiam a tomada de decisões dentro da assistência farmacêutica. Portanto, o QUALIFAR-SUS é um programa de avaliação e fortalecimento da assistência farmacêutica, mas é preciso mais investimentos nos eixos como: educação e cuidado, para fortalecer ainda mais o programa e consequentemente a assistência farmacêutica. Recomenda-se que os municípios que ainda não possuem esse programa, façam a implantação para fortalecer a assistência farmacêutica visando a aplicabilidade dos recursos.