INTEGRA PICS CORPO. MENTE E ESPIRITO.

Apresentação

A gestão da Vigilância Nutricional do município de Governador Mangabeira detectou através do atendimento clínico nutricional o aumento dos servidores da saúde e educação para o atendimento clínico nutricional os diagnósticos clínicos eram: ganho de peso por ansiedade, alto nível de estresse, depressão, inflamação coluna. Com a nova propostas das práticas integrativas complementares desenvolveu planos de ações com a medicina tradicional chinesa e para minimizar os sintomas e reduzir a demandas apresentadas. Através do projeto INTEGRA PICS CORPO, MENTE e ESPIRITO desenvolveu-se: tarde Terapeutica com auriculoterapia e ventosaterapia com os profissionais em novembro de 2019, 1ª amostra das PICS local com relatos dos profissionais em dezembro 2019, atendimento com as terapias da MTC na Semana pedagógica da secretária de educação em fevereiro de 2020, oficina de auriculoterapia na feira de saúde Outubro rosa 2022. Esta tecnologia de intervenção em saúde da medicina tradicional chinesa (MTC) tem a teoria do yin-yang e a teoria dos cinco elementos como bases fundamentais para avaliar o estado energético e orgânico do indivíduo, na inter-relação harmônica entre as partes, visando tratar quaisquer desequilíbrios em sua integralidade. A Práticas da MTC apresentou-se eficaz com resultados positivos nos transtornos psíquicos, superando a terapia medicamentosa, para os tratamentos de insônia, estresse, depressão, ansiedade e manejo da dor, fortalecendo assim a saúde trabalhador.

Objetivos

OBJETIVO GERAL Incorporar e implementar as Práticas Integrativas e Complementares no SUS, na perspectiva da prevenção de agravos e da promoção e recuperação da saúde do trabalhador, com ênfase na atenção básica, voltada ao cuidado continuado, humanizado e integral em saúde. OBJETIVO ESPECÍFICO Utilizar o sistemas e recursos da PICS e MTC com abordagens que buscam estimular os mecanismos terapias naturais contato com a natureza, meditação para prevenção de agravos como foco na recuperação da saúde por meio equilíbrio corpo mente e do espiríto com realinhamento energético, assoaciado a fitoterapia de forma acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico, ou seja, no bom relacionamento entre profissional de saúde e paciente, e na integração do ser humano. Promovendo assim de ambientes mais saudáveis com oficinas , rodas terapêuticas melhorando o estilo de vida e o aumento da qualidade de vida dos servidores locais.

Metodologia

Metodologia Em consonância com o modelo proposto pelo Ministério da Saúde, A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares – PNPIC, publicada em 2006, instituiu no SUS abordagens de cuidado integral à população por meio de outras práticas que envolvem recursos terapêuticos diversos. As práticas integrativas e complementares do sus na atenção básica, têm por finalidade a melhoria da saúde da população de nossa região, mediante a redução da incidência dos fatores de risco associados às enfermidades não transmissíveis . Sendo assim durante os atendimentos ne nutrição clínica foram selecionados 30 pacientes que foram encaminhados com alguns destes diagnóstico clinico: ansiedade, depressão ligados a complusão alimentar e ganho de peso em excesso, cervicalgia ou lombalgia encaminhados para inscrição de tardes terapêuticas do INTEGRA PICS com acupuntura, auricuoterapia e ventosoterapia que serão atendidos de forma individualizada no consultório médico e em oficinas ambientes abertos. Os pacientes passavam por uma avaliação da MTC pela tabela dos 5 elementos que irá avaliar os níveis das emoções e elaboração do protocolo de 5 sessões de atendimento acordo ao sintomas apresentados. No tratamento da auriculoterapia foram utilizados os matérias: tabela dos 5 elementos, pinças, esferas de cristais, grãos de mostarda, gazes, alcool a 70% cotonete.No tratamento de ventosoterapia, copos acrílicos e pistola específicos de ventosa, gazes, álcool a 70%, óleos vegetal e agulhas.

Resultados

O Projeto INTEGRA PICS MENTE, CORPO E ESPIRITO através da oferta dos recursos terapeuticos com Medicina Chinesa, acupuntura, auriculoterapia, ventosaterapia obteve resultados surpreendentes. Durante a 1ª amostra realizada na atenção básica para a apresentação das atividades terapêutica e os respectivos resultados obtidos durante as sessões pode-se avaliar o quanto foi benéfico para prevenção e cura da saúde dos servidores da saúde e da educação, promovendo a recuperação significativa da saúde mental e físicas dos problemas apresentados durante as tarde terapeuticas . Nesta amostra das práticas integrativas foi realzada na unidade de saúde Otto Alencar com o relato dos pacientes que obtiveram resultado positivos. Os resultados significativos foram após as 5 sessões sedo elas: acunpuntura e auriculoterapia para insônia 6 pacientes relataram que depois do tratamento dormem bem, outros 4 auriculoterapia para estresse e ansiedade não apresentam crise de ansiedade e estão mais calmos, 8 pacientes com a ventosaterapia para dor na coluna não apresentaram mais dores na lombar , 1 na cervical, 1 dor no ombro não sofrem mais com dores , ou seja dos tratamentos realizados com os 10 pacientes com fadiga obtiveram resultados positivos com MEDICINA CHINESA.

Conclusões

De acordo com os principais resultados encontrados foram a melhoria da capacidade física, equilíbrio mental , redução do stresse, diminuição de dores, redução do peso, o ganho funcional a sociabilidade e a diminuição do uso de medicação conforme é relatado pelos usuários. Conclui- se que o projeto INTEGRA PICS com a inserção da prática das terapias integrativas desempenharam um papel importante na atenção básica . Apesar de não substituírem o tratamento convencional e sim complementarem de foram bem eficazes, elas auxiliam no alívio da tensão, estimulam a circulação sanguínea e oxigenação cerebral, têm efeito relaxante e distensionam a musculatura, entre outros benefícios, assim reduzindo todo quadro de estresse, equilibrando todo aporte energético mental, físico e espiritual aumentando a qualidade de vida dos servidores municipais que trabalham com mais disposição e alegria , reduzindo o índice de faltas no setor do serviço da saúde ou educação fortalecendo assim a atenção primária na vigilância ao saúde do trabalhador.