A gravidez é um evento de grande impacto na vida da mulher, permeada por transformações que geram mudanças: fisiológicas, físicas e emocionais. Conhecer seu corpo e entender esse processo colabora em um pré-natal de sucesso e sem violências ou complicações. No Brasil de 1996 a 2018 aproximadamente 67% das causas de óbitos em mulheres foram decorrentes de causas obstétricas. Sendo assim, se faz necessário a ação dos profissionais de saúde no auxilio prevenções e ou intervenções frente a essas demandas durante esse período tão importante na vida da mulher.
Esclarecer a este grupo seus direitos e deveres, assegurando a gestante um parto livre de violências Obstétricas, compreender que a saúde é um direito de todos em qualquer fase da vida. Fornecer a gestante ferramentas não farmacológicas para alívio da dor específicas desse período, de forma educativa orientar quanto o trabalho de parto natural e a importância deste para saúde materna-infantil.
Realizar consulta de Fisioterapia durante o pré-natal afim de identificar as necessidades individuais da gestante, intervindo conforme a necessidade, formação de grupo, dentro dos padrões da vigilância sanitária, para roda de conversas, esclarecimentos de dúvidas e práticas de exercícios específicos.
Despertar nessas mulheres o empoderamento a serem protagonistas em seu parto de sua história evitando assim que esse fenômeno maravilhoso que é o trabalho de parto seja apenas um evento permeado de dor e violências. Promover nesse grupo especifico o auto cuidado e corresponsabilidade por sua saúde e de seu filho.
O grande objetivo do grupo é despertar nessas mulheres o empoderamento a serem protagonistas de seu parto e sua própria história evitando assim que esse fenômeno maravilhoso que é o nascimento de um filho, seja apenas um evento permeado de dor e violências, Garantindo a essas mulheres um pré-natal de qualidade, o direito a um parto humanizado com todas as garantias estabelecidas pelo Ministério da Saúde,