A proposta apresentada é fazer, de modo a compreender e facilitar o entendimento de que os problemas de saúde do indivíduo podem ter origem ou serem agravados por condições relacionadas ao trabalho. Os determinantes sociais de saúde são relacionados às condições em que os indivíduos vivem e trabalham rotineiramente. Os mesmos não devem ser vistos apenas sob o ponto de vista das doenças geradas, mas considerando todo o leque de problemas acarretados ao indivíduo e a sociedade, sendo observados no âmbito de trabalho, na qualidade de vida e na experiência mais geral do que deveria ser uma vida saudável. Dessa forma, fez-se necessário um mapeamento a respeito dos mesmos, observando com atenção à rotina das pessoas e percebendo os possíveis fatores que podem desencadear problemas. Por isso, é importante buscar informações a respeito de fatores como condições de trabalho, rotina diária, alimentação, prática de exercícios, entre outros fatores que podem influenciar na relação saúde e doença do trabalhador. Partindo de tal premissa, podemos focar esforços em entender os determinantes sociais de saúde, ajudando a tratar e prevenir doenças a partir de uma perspectiva da multicausalidade. Com isso, o projeto Minha Nova Versão da Secretaria Municipal de Saúde do município de Teixeira de Freitas, visa à promoção de uma rede de assistência integral à saúde de seus trabalhadores, promovendo o cuidado em diversos aspectos, sendo eles físicos, nutricionais, metabólicos e sistêmicos.
Geral: Ofertar ao trabalhador uma linha de cuidado integral à saúde, a fim de incentivar os mesmos a alcançar suas melhores versões. Específicos: •Incentivar uma nova rotina, com ações de autocuidado •Ofertar atendimento continuado com a equipe multidisciplinar, equipe médica e suas determinadas especialidades •Promover práticas de educação alimentar •Desenvolver métodos para prevenção e controle de doenças •Incluir atendimento continuado dos profissionais, com o objetivo de mensuração de resultados.
Considerando a importância dos determinantes de saúde relacionados à rotina, identificamos uma carência nutricional vinda dos trabalhadores, pois não se alimentavam bem, estavam fora de seu peso adequado e com seus índices metabólicos descompensados e isso estaria refletindo em saúde como um todo. Como abordagem inicial, foi realizado um evento de lançamento onde houve a apresentação do projeto, então todos os funcionários interessados foram cadastrados e assinaram um termo de autorização para que houvesse um consentimento por escrito para o respaldo de ambos. Após todas as formalidades, uma equipe do Laboratório Municipal de Referência Regional (LACEN) do município foi direcionada a sede para realizar a coleta de exames laboratoriais. A partir dos resultados coletados, os trabalhadores foram direcionados para o atendimento médico clinico geral e assim iniciou-se um ciclo de tratamentos com nutricionistas, dentistas, psicólogos, psiquiatras e fisioterapeutas atuando com Práticas Integrativas Complementares (PICS) como auriculoterapia, acupuntura, ventosaterapia e quiropraxia. Com as consultas surgiu a necessidade de um atendimento direcionado, assim foram marcadas consultas especializadas e exames de média e alta complexidade, através da parceria com o Complexo Regulador do município. Contamos, também, com a parceria do Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF) com realização de cirurgias, desenvolvendo uma linha de cuidados integrais.
O sucesso do projeto é notório, pois ao observar o ambiente de trabalho inicialmente e o agora, é perceptível a evolução da saúde desses trabalhadores e se formos mais adiante e comparar os prontuários é possível observar a perda de gordura, a baixa nos níveis de glicemia, o controle de pressão arterial e a diminuição dos níveis de estresse e ansiedade. Com isso temos um ambiente de trabalho mais leve e produtivo, trabalhadores bem assistidos e acima de tudo, felizes com seus resultados e motivados a cuidar ainda mais de sua saúde.
Diante do exposto a Secretaria de Saúde do município de Teixeira de Freitas, percebe-se, a importância da qualidade de vida no trabalho. Por isso foi implementado o Projeto Minha Nova Versão, que visa melhorar a saúde do trabalhador e fazer com que eles se sintam seguros e confiantes ao exercer suas atividades. Tendo em vista que o trabalhador passa maior parte do seu dia no ambiente de trabalho, seus problemas de saúde na maioria das vezes são decorrentes das atividades executadas pelos trabalhadores no dia a dia, assim, investindo na saúde do trabalhador a Secretaria de Saúde consegue maior produtividade nas atividades laborais. Portanto, para continuidade e permanência do Projeto Minha Nova Versão, prosseguimos com o acompanhamento da saúde do trabalhador nas unidades de saúde, fazendo com que o trabalhador esteja sempre amparado e assistido pelo projeto e o serviço de saúde do município.