DESAFIOS PARA IMPLEMENTAR PROCESSOS DE SEGURANÇA DO PACIENTE NO SAMU DA CIDADE DE ITABUNA – BAHIA.

Apresentação

Os eventos adversos em pacientes podem ocorrer em qualquer fase da cadeia medicamentosa. Para reduzir os riscos desnecessários ao cuidado do paciente recomenda-se que as instituições de saúde implantem o protocolo de prescrição, uso e administração de medicamento preconizado pela ANVISA.

Objetivos

O objetivo deste estudo foi elaborar e implantar o Protocolo de Segurança na Prescrição, Uso e Administração de Medicamentos no SAMU da cidade de Itabuna-Ba.

Metodologia

A metodologia utilizada foi um estudo descritivo, observacional. Foram utilizadas publicações disponíveis em base de dados da área da segurança do paciente, legislações vigentes e documentos internos do SAMU Itabuna, como referencial teórico, bem como para a elaboração do plano de ação. Foi realizado um brainstorming com a equipe de profissionais do SAMU Itabuna, levantados os problemas, discutidas as fragilidades e potencialidades para implantação do protocolo preconizado pela ANVISA/Ministério da Saúde e elaborado o plano de implantação do referido protocolo. O plano de ação, baseado na ferramenta gerencial 5W3H, foi elaborado pelos funcionários e coordenadores que participaram das reuniões e validado pela alta administração.

Resultados

Os resultados obtidos, até o momento, foram a implantação do protocolo de segurança de prescrição, administração e uso de medicamento, implantação do protocolo de lavagem das mãos, produção de cartilha educativa sobre segurança do paciente, criação e implantação da Comissão de Segurança do Paciente e realização de capacitações com simulação realística.

Conclusões

A implantação das ações recomendadas busca reduzir o risco de danos desnecessários e aumentar a segurança dos pacientes atendidos pelo SAMU de Itabuna – Bahia.