O projeto em execução, busca transmitir aos responsáveis, escolares e professores, uma nova visão sobre o cuidado com a saúde bucal, na infância e idade escolar, e é de suma importância para o desenvolvimento das crianças. Além disso busca melhoria na qualidade de vida, instituição de novos hábitos, alimentação saudável, eliminação de hábitos nocivos, execução de boa higienização bucal, com movimentos corretos, pressão aplicada na escova e uso de fio dental. É executado com visitas periódicas da equipe de cirurgiões dentistas da Atenção Básica, que realizam atividades lúdicas, pedagógicas, teatros, músicas, vídeos, avaliações de índices CPO-D e palestras, buscando interatividade entre professores, pais e crianças com os temas abordados. Buscamos assim a interação do núcleo familiar, escola e equipe para introdução desses hábitos, reduzindo os hábitos nocivos e os índices cariogênicos.
•Conscientizar sobre higiene bucal e alimentação saudável. •Instituir novos hábitos e a realização deles. •Mostrar as crianças a seguir de forma correta as técnicas e reconhecer a importância desses novos hábitos para a sua qualidade de vida. •Expandir técnicas e conhecimento aos pais, responsáveis e educadores para a importância da execução de bons hábitos.
O projeto é desenvolvido nas escolas Municipais tendo como foco a educação infantil. Utiliza-se de abordagens didáticas e lúdicas, desenhos, teatros, músicas, macro modelos, palestras com folhetos sobre a forma correta da escovação, malefícios dos hábitos nocivos e alimentação saudável adequada.
O projeto vem apresentando resultados significativos na medida em que as crianças coletam novas informações e questionam com novas perguntas. Percebe-se que as informações e demonstrações das corretas técnicas de escovação, vem sendo aplicadas até mesmo no espaço escolar (relatos dos educadores). A dieta rica em alimentos saudáveis desperta muitas curiosidades, mas ainda é um grande desafio quando se considera as condições sócio econômicas das famílias. A presença e o contato lúdico dos profissionais com as crianças, quebra o tabu do MEDO DO DENTISTA, e com isso as visitas aos consultórios odontológicos (UBS) têm se tornado mais frequentes. E a grande expectativa desse projeto é que com a execução frequente, atinjamos níveis altos de conhecimentos sobre bons hábitos alimentares, a sua importância, e os hábitos de rotina de higienização bucal, consequentemente nos colocando num quadro epidemiológico de baixo índice cariogênico.
O projeto de motivação e intervenção é de suma importância para o desenvolvimento das crianças, para que elas cresçam saudáveis e a odontologia possa ser promissora/cuidadora de nossas crianças, tendo como maior resultado CRIANÇAS SAUDÁVEIS.