FOTOTERAPIA NA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE LESÕES EM PACIENTES DIABÉTICOS

Apresentação

Levando em conta o alto índice de lesões em pacientes diabéticos e amputações, o município de Camaca percebeu a necessidade de realizar medidas de prevenção e tratamento na atenção básica. Com isso os atendimentos foram direcionados para a Unidade de Saúde Manoel Rodrigues, no período de Julho 2022 a Fevereiro de 2023, tendo como público alvo os pacientes diabéticos com lesões e sem controle da glicemia.

Objetivos

O objetivo do trabalho é prevenir futuras lesões e tratar as lesões já existentes em pacientes diabéticos com uso da Fototerapia levando ao aumento microcirculação arterial, vasodilatação mais regeneração de vasos, aumento da taxa de formação de colágeno, aumento circulação periférica na taxa de cicatrização e redução inflamações e dores.

Metodologia

Os pacientes são submetidos à aplicação pontual na lesão com uso da Fototerapia e também aplicação do Laser na arterial radial são atendidos 2 vezes por semana cada um com protocolo individualizado a partir das necessidades de cada paciente.

Resultados

Os 30 pacientes atendidos apresentaram melhora já no primeiro atendimento, os pacientes com lesões ocorreram a cicatrização da lesão e o tratamento ajudou na melhora do quadro clínico e controle da doença.

Conclusões

Podemos concluir como a Fototerapia pode ajudar o paciente diabético no tratamento e também na prevenção das lesões. Uma vez que a Fototerapia é um tratamento que não tem contra indicação e apresenta efeitos esperados de imediato aos pacientes.