OFICINA DE TEATRO DIRECIONADA AOS USUÁRIOS DO CAPS JOSEFA GERUZA DOS SANTOS DE SANTANA

Apresentação

A NOSSA LOUCURA É MAIS LÚCIDA QUE O SEU PRECONCEITO.O MESTRE DO TEATRO BRASILEIRO AUGUSTO BOAL DIZ QUE “O TEATRO DO OPRIMIDO” PARTE DE TRÊS GRANDES PRINCÍPIOS QUE SÃO SUAS PROPOSTAS MAIS FORTES: A REAPROPRIAÇÃO DE DOIS MEIOS DE PRODUÇÃO TEATRAL PARA OS OPRIMIDOS, A QUEBRA DA QUARTA PAREDE QUE SEPARA O PÚBLICO DOS ATORES E A INSUFICIÊNCIA DO TEATRO PARA A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. BOAL AVANÇA ATÉ O QUE CHAMA DE POÉTICA DO OPRIMIDO, ONDE MOSTRA “ALGUNS DOS CAMINHOS PELOS QUAIS O POVO REASSUME SUA FUNÇÃO PROTAGÔNICA NO TEATRO E NA SOCIEDADE”.OS ESCRITOS DE AUGUSTO BOAL NÃO SÃO FRUTO APENAS DE LEITURAS, RESULTADOS ERUDITOS DE UMA VIDA COMPROMISSADA COM O ESTUDO, A MEDITAÇÃO E A PESQUISA. SÃO ANTES PRODUTOS DE UMA VIVÊNCIA PERMANENTE E INCANSÁVEL DE UM CONTÍNUO TRABALHO COM A MATÉRIA VIVA DOS TEXTOS, DOS PALCOS, DAS ARENAS, DOS PICADEIROS E DE OUTROS LOCAIS EM QUE SE EXERÇA O OFÍCIO ARTÍSTICO – OFÍCIO QUE ASPIRA SEJA ENCAMINHADO DE MODO A QUE O TEATRO REENCONTRE A ATMOSFERA DE LIBERDADE QUE LHE É VITAL. ESTE PROJETO TRATA-SE DE UMA OFICINA DE ATORES ONDE PRATICAMOS EM GRUPO AS TÉCNICAS TEATRAIS COMO VOZ, COM EXERCÍCIOS DE DICÇÃO E ARTICULAÇÃO, CORPO COM TÉCNICAS DE RELAXAMENTO E DINÂMICAS DE EXPRESSÃO CORPORAL E CLARO INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS E PERSONAGENS. É ATRAVÉS DAS OFICINAS QUE DESENVOLVEMOS OS TEMAS E APRESENTAÇÕES PONTUAIS NO PRÓPRIO ESPAÇO DO CAPS JOSEFA GERUZA DOS SANTOS DE SANTANA EM FÁTIMA – BAHIA E EM OUTROS ESPAÇOS PÚBLICOS ONDE NOSSOS USUÁRIOS POSSAM ABRILHANTAR EVENTOS.

Objetivos

AS OFICINAS DE TEATRO DO CAPS-FÁTIMA BUSCAM DESENVOLVER A LINGUAGEM TEATRAL ATRAVÉS DE EXERCÍCIOS DE VOZ, CORPO, INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO DE ESPETÁCULOS. OS ENSAIOS E AS APRESENTAÇÕES AUMENTAM A AUTOESTIMA DOS USUÁRIOS, QUE ENFRENTAM DIFICULDADES PSÍQUICAS, E PROPORCIONAM UM PROTAGONISMO SOCIAL POR MEIO DO APLAUSO E DA ACEITAÇÃO DO PÚBLICO. O TEATRO TAMBÉM AJUDA A DESMISTIFICAR OS PRECONCEITOS EM RELAÇÃO ÀS PESSOAS COM SOFRIMENTO PSÍQUICO E ABORDA PROBLEMAS INERENTES AOS USUÁRIOS COMO DIFICULDADES DE FALA E CONCENTRAÇÃO, ESPÍRITO DE GRUPO E PRODUÇÃO CULTURAL.

Metodologia

CRIAR UM CALENDÁRIO DE APRESENTAÇÕES TEATRAIS PARA TEMAS E CAMPANHAS IMPORTANTES DO CAPS FÁTIMA E DEMAIS ÓRGÃOS LIGADOS À PREFEITURA MUNICIPAL DE FÁTIMA. CRIAR ACERVOS CENOGRAFICOS, DE FIGURINOS, OBJETOS CENOGRAFICOS E MOBILIÁRIO PARA AS APRESENTAÇÕES. PRODUZIR A ILUMINAÇÃO E EQUIPAMENTOS DE SONOPLASTIA. CUSTEAR GASTOS DE PRODUÇÃO E TRANSPORTE PARA APRESENTAÇÕES EM OUTROS CAPS DE CIDADES DA REGIÃO. CRIAÇÃO OFICIAL DO GRUPO DE TEATRO (MALUCO BELEZA) DO CAPS JOSEFA GERUZA DOS SANTOS DE SANTANA. OBJETIVO PRINCIPAL DE TRANSMITIR A COMUNIDADE COMO A SOCIEDADE JULGA AS PESSOAS QUE ENFRENTAM O SOFRIMENTO PSÍQUICO. BUSCAR POSSIBILITAR O EXERCÍCIO DA AUTONOMIA E CIDADANIA, OPORTUNIZANDO A PARTICIPAÇÃO ATIVA/EFEIVA DO USUÁRIO/ATOR NO PROCESSO DE TRABALHO.

Resultados

COMO ARTISTAS E CRIATIVOS, BUSCAMOS REALIZAR PROJETOS LIGADOS À CULTURA E ARTE NO CAPS DE FÁTIMA. A OFICINA DE TEATRO É FUNDAMENTAL PARA MELHORAR A EXPRESSÃO E LINGUAGEM DOS USUÁRIOS, PROPORCIONANDO UMA EVOLUÇÃO NA AUTOESTIMA E NA REINSERÇÃO SOCIAL. AS APRESENTAÇÕES TEATRAIS SÃO UM CONVITE À PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE NA LUTA ANTIMANICOMIAL. PROPOMOS AÇÕES PARA FORTALECER A PRODUÇÃO CULTURAL, COMO CRIAR UM CALENDÁRIO DE APRESENTAÇÕES, ACERVO CENOGRAFICO, FIGURINOS E OBJETOS CENOGRAFICOS, ILUMINAÇÃO E CUSTEAR GASTOS DE PRODUÇÃO E TRANSPORTE. A CRIAÇÃO DO GRUPO DE TEATRO “MALUCO BELEZA” BUSCA TRANSMITIR À COMUNIDADE COMO A SOCIEDADE JULGA AS PESSOAS QUE ENFRENTAM O SOFRIMENTO PSÍQUICO, PROPORCIONANDO A PARTICIPAÇÃO ATIVA DOS USUÁRIOS/ATORES NO PROCESSO DE TRABALHO.

Conclusões

PODEMOS CONCLUIR QUE É FUNDAMENTAL PROMOVER A INSERÇÃO DESSAS PESSOAS NA SOCIEDADE. ATRAVÉS DA ARTE, ESPECIFICAMENTE DO TEATRO, É POSSÍVEL PROPORCIONAR UMA MELHORA NA EXPRESSÃO, NA LINGUAGEM, NA AUTOESTIMA E NA REINSERÇÃO SOCIAL DOS USUÁRIOS DO CAPS. ALÉM DISSO, É NECESSÁRIO COMBATER O PRECONCEITO E A ESTIGMATIZAÇÃO QUE ENVOLVEM AS PESSOAS COM SOFRIMENTO PSÍQUICO, COM O OBJETIVO DE VALORIZAR A FORMA DE ENXERGAR O MUNDO DESSAS PESSOAS. PARA TANTO, SÃO NECESSÁRIAS AÇÕES QUE FORTALEÇAM A PRODUÇÃO CULTURAL DO CAPS, COMO A CRIAÇÃO DE UM CALENDÁRIO DE APRESENTAÇÕES, A PRODUÇÃO DE FIGURINOS E CENOGRAFIA, A PRODUÇÃO DE ILUMINAÇÃO E EQUIPAMENTOS DE SONOPLASTIA, O CUSTEIO DE GASTOS DE PRODUÇÃO E TRANSPORTE, ENTRE OUTRAS MEDIDAS. É IMPORTANTE DESTACAR QUE A PARTICIPAÇÃO ATIVA E EFETIVA DOS USUÁRIOS/ATORES NO PROCESSO DE TRABALHO É FUNDAMENTAL PARA O SUCESSO DAS AÇÕES. ASSIM, PODEMOS CONCLUIR QUE A ARTE E A CULTURA SÃO IMPORTANTES FERRAMENTAS PARA PROMOVER A INCLUSÃO SOCIAL DAS PESSOAS COM SOFRIMENTO PSÍQUICO E QUE É NECESSÁRIO INVESTIR EM AÇÕES QUE VALORIZEM E FORTALEÇAM A PRODUÇÃO CULTURAL DENTRO DESSE CONTEXTO.