O município apresenta uma extensão territorial de 863.424km² (IBGE,2021) e dista da capital Baiana 240 km via BR 101 ou 84 km via ferry boat. Ainda segundo IBGE, possui uma população estimada em 2021 de 19.162 habitantes. A rede de Atenção Básica em nosso município é constituída por 13 Unidades de Saúde, sendo 07 Unidades de Saúde da Família e 06 UBS, o que representa 100% de cobertura da Atenção Primária de Saúde, com especificidades culturais bastantes distintas ao longo do seu território, caracterizado por extensas áreas rurais, assim como litorâneas. Este projeto objetivou a integração e troca de experiências exitosas entre as equipes de saúde, desenvolvidas ao longo do ano, envolvendo todos os profissionais de saúde da rede. A culminância deste ocorreu ao final de cada ano de trabalho, em duas Mostras de Saúde, no ano de 2019 e 2022, intervalo existente devido a Pandemia Mundial por COVID-19, onde os projetos foram avaliados por uma banca examinadora. Para avaliação foram seguidos os critérios de melhor técnica, envolvimento com a comunidade, inovação. Em 2019 foram temas livres e em 2022, os indicadores de saúde integrantes do Programa Previne Brasil. Esses possuem relevância para auxiliar à gestão no fornecimento de informações sobre assuntos específicos e estratégicos, servindo de aporte ao planejamento, a execução e a reconstrução de políticas públicas. Além disso, permitem o monitoramento na verificação dos impactos das ações realizadas. (BITTAR, 2001)
– Propiciar o intercâmbio de experiências bem sucedidas no âmbito da rede municipal de saúde – Estimular, fortalecer e divulgar as ações que inovam nas soluções visando à garantia do direito à saúde – Dar visibilidade às práticas de saúde na abrangência da gestão municipal segundo a realidade dos territórios – Promover um espaço para a troca de experiências e reflexões sobre a gestão e organização de serviços de saúde – Melhorar os indicadores de saúde em especial os de desempenho, integrantes do Programa Previne Brasil
O projeto contou com o envolvimento da Secretaria Municipal de Saúde e com a participação das equipes de saúde do município. A implantação de estratégias contribuíram para reforçar ações que já eram desenvolvidas pela gestão, assim como pelas equipes da AB. Descrever uma experiência trata-se de relatar sobre algo que foi vivenciado. Sendo assim, é possível expor sobre as estratégias que foram desenvolvidas com o objetivo de fortalecer a qualificação dos dados e a qualidade do atendimento a população. A gestão municipal utilizou como instrumento norteador o regulamento da Mostra Nacional de Saúde e apresentou a proposta às equipes de saúde do município, estimulando as inscrições destas para dar visibilidade as ações desenvolvidas em cada território. Na sequência foram encaminhados os pré-projetos para as coordenações de acordo com a temática para que estas pudessem colaborar com o seu desenvolvimento. Foram realizadas reuniões com as equipes visando acompanhar o andamento dos projetos, assim como promover o apoio institucional e logístico para realização das ações programadas por cada equipe. Foi instituída a Banca Examinadora formada por três técnicos externos para garantir a isenção na escolha dos projetos a serem premiados. Tal banca acompanhou ao longo do ano as ações de cada projeto, finalizando a avaliação no dia da culminância, uma vez que à apresentação também foi atribuída pontuação.
– Promovido intercâmbio de experiências de saúde bem sucedidas na rede municipal – Divulgação e fortalecimento das ações de saúde realizadas ao longo do município, caracterizado por um vasto território, marcado por peculiaridades intrínsecas à sua região – Promovida a visibilidade às práticas de saúde na abrangência da gestão municipal, inclusive com projetos inscritos na Mostra Nacional de Saúde – Estabelecido o espaço para a troca de experiências com reflexos na aplicabilidade prática no processo de trabalho em outras equipes – Elevação dos indicadores de desempenho, especialmente do segundo para o terceiro quadrimestre de 2022 – Como elemento motivador todas as equipes inscritas foram certificadas e o projeto melhor pontuado considerado vencedor da Mostra, além de certificado foi premiado com uma viagem para toda equipe.
As Mostras de Saúde de Jaguaripe, contribuiu como estímulo para que as equipes da AB desenvolvessem projetos voltados a saúde dos munícipes. É importante ressaltar que o processo de apoio e a orientação sempre foram ferramentas amplamente utilizadas pela gestão, contudo, durante o ano de 2022 essas ações foram intensificadas objetivando qualificação profissional e a melhoria dos indicadores de desempenho do Programa Previne Brasil no município. A partir da avaliação dos resultados, foi possível concluir a relevância desse projeto para a efetivação das trocas de experiências com impactos diretos sobre o a organização dos processos de trabalho nas equipes. Para além disso possibilitou a mensuração dos dados qualitativos e quantitativos apresentados promovendo o redirecionamento das práticas de saúde na rede de saúde. O fomento à execução desses projetos tornou-se um elemento motivador, sensibilizando os profissionais e envolvendo toda a equipe para a busca pela qualificação da oferta dos serviços de saúde de modo acolhedor e humanizado.