MONITORAMENTO DAS AÇÕES DE COMBATE ÀS ARBOVIROSES NO MUNICÍPIO DE IPIAÚ: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Apresentação

Foi realizado em Ipiaú um levantamento epidemiológico através do SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) referente ao período janeiro a setembro de 2022, para análise quanto à ocorrência e prevalência dos casos por localidade. Até 30 de setembro de 2022, foram notificados 94 casos suspeitos para dengue, 02 casos suspeitos para Zika, sendo 01 positivo, e 01 caso positivo para Chikungunya. Após esta análise, foi traçado um plano de intervenção com as unidades de referência destes bairros, o qual resultou em redução de 80% dos casos ao final do período avaliado.

Objetivos

Reduzir a ocorrência dos casos positivos para arboviroses ao nível municipal Intensificar as ações educativas através da integração das equipes Atenção Básica e Vigilância em Saúde.

Metodologia

Mensalmente, é realizado um levantamento epidemiológico das arboviroses na esfera municipal, no qual é analisado como as mesmas vem se comportando no município, sendo identificado algumas características, como: sexo, faixa etária, raça/cor, escolaridade, bairro, sintomatologia. Esses dados são avaliados através das notificações do SINAN. Após esta análise, foram destacados no mês de agosto de 2022, alguns bairros com maior ocorrência para estes agravos, sendo realizadas reuniões com a equipe de vigilância em saúde e as unidades de saúde de referência dos bairros. A partir disto, foi traçado plano de intervenção para redução do número de casos suspeitos para arboviroses. Então, iniciou-se a intensificação das ações, através de: mutirões de limpeza nos bairros que apresentam maiores índices de infestação, eliminando depósitos com criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus dengue, Zika e Chikungunya Palestras, atividades educativas e panfletagens diariamente nas unidades de saúde atividades educativas nas escolas educação permanente nas equipes de atenção básica.

Resultados

Com o plano de intervenção elaborado, as 04 Unidades de Saúde criaram cronogramas de realização das ações de acordo com sua realidade local. Foram realizadas em todas as escolas da área de abrangência as atividades educativas com abordagem para referida temática, assim como os mutirões envolvendo a equipes de saúde. Logo após a execução de tais ações, foi observado uma redução de 80% dos casos suspeitos para Arbovirose com relação ao mês estudado inicialmente (agosto de 2022).

Conclusões

As ações foram realizadas através da integração das equipes de vigilância em saúde e atenção básica, durante os meses de setembro e outubro de 2022 demonstraram um resultado muito significativo, reforçando a importância da análise minuciosa dos dados epidemiológicos, e evidenciando a eficácia da integração das equipes e ações educativas na comunidade. Dessa forma, percebeu-se a necessidade de um trabalho integrado entre a Atenção Básica e a Vigilância em Saúde, uma vez que a ocorrência desses agravos está situada no território de atuação que envolve as equipes de saúde da família e também os Agentes de Endemias. Sendo assim, a integração do trabalho destas equipes promoverá a ampliação do conhecimento da situação de saúde da comunidade, tendo o poder de transformar o cenário apresentado quanto às arboviroses e outras endemias, se articulado, além de contribuir para redução das ocorrências destas doenças no município. Além de fortalecermos a educação em saúde para a comunidade quanto a necessidade da prevenção e promoção em saúde.