A COVID-19 impôs uma sobrecarga nos sistemas de saúde, pois era importante priorizar os recursos assistenciais ao atendimento dos pacientes, provocando adiamento de consultas, procedimentos/exames e cirurgias eletivas, conforme a situação epidemiológica de cada município. De acordo com os dados levantados em setembro de 2021, pelo Sistema de Regulação e Marcação, utilizado por Camaçari, desde 2019, município da Região Metropolitana de Salvador, com um território de 759Km² e 334.195 habitantes (IBGE 2022), com cotização de vagas para as UBS/USF, segundo critérios de população adscrita, e implantação de uma fila de espera virtual regulada, revelou a existência de 49.990 pessoas na fila para realização de 92.000 procedimentos/exames/consultas especializadas e 2.000 cirurgias eletivas. Medidas clássicas para gestão de filas como qualificação da demanda, reorganização da rede assistencial, aumento da oferta, pagamento por produção não seriam suficientes para sanar o problema, diante dos impactos da pandemia, seria necessário o reordenamento da fila, com reavaliação das solicitações, haja vista que pelo tempo do paciente na fila a sua demanda já poderia ter sido solucionada ou até mesmo necessitar de outro recurso para restabelecimento de sua saúde. Neste cenário foi planejado o SESAU Fila Zero, que contribuiria para diminuir ou mesmo zerar as filas de espera do nosso Sistema de Regulação e Marcação, mesmo estando na vigência da Pandemia.
Apresentar as estratégias da Regulação em Saúde de Camaçari para redução das filas de espera por consultas, procedimentos e cirurgias eletivas provocadas pela pandemia da COVID-19.
Idealizado em 2021, pela Diretoria de Regulação, com o objetivo de atender aos usuários inseridos na fila de espera do Sistema de Marcação e Regulação, no período de setembro/19 a agosto/21, conforme relação nominal dos usuários. Depois de aprovado pelo Colegiado Gestor da SESAU e pelo Prefeito Municipal, foi apresentado ao Conselho Municipal de Saúde, que validou os valores da tabela de pagamento extra SUS proposta pela Secretaria de Saúde. Divulgado na IX Conferência Municipal de Saúde, e através de uma entrevista coletiva com a imprensa, prefeito e secretário de saúde. A validação das solicitações dos usuários pelos médicos da APS, foi precedida de um parecer favorável do CREMEB, sobre questões éticas. Ao mesmo tempo, a Procuradoria Geral do Município se posicionou favorável a utilização do espaço estruturado pela SESAU, pelos prestadores de serviços, que aderissem ao SESAU Fila Zero. As UBS/USF receberam a listagem dos usuários que elas inseriram na Fila, para realizarem validação pelos seus médicos, que tinha agenda protegida e o usuário já saia da USF com a data do seu atendimento no Fila Zero. Em 10 de janeiro de 2022, teve início os atendimentos dos usuários com o seguinte fluxo: Chegada do usuário recadastramento Cartão SUS direcionamento para agendamento da consulta especializada e/ou triagem com a enfermagem encaminhamento para realizar os exames pré-operatórios avaliação com cirurgião e anestesista agendamento da cirurgia.
Durante a execução do Projeto SESAU Fila Zero em 2022, foram realizadas3.574 avaliações pré-operatórias (Cirurgia Geral, Vascular, Proctológica, Oftalmológica, Ginecológica, Urológica, Ortopédica, Cirurgia Pediátrica), 246.211 procedimentos: 44.449 Ultrassonografias, 69.547 consultas, 60.283 exames diversos, 17.051 exames laboratoriais, 2.740 testes ergométricos, 1.755 Ressonâncias, 1.169 Endoscopias Digestivas, 49.227 radiografias. Além de 92.999 agendamentos, que incluem as marcações de consultas e exames ambulatoriais nas diversas especialidades como:Ecocardiograma, Ultrassonografias incluindo obstétricas e morfológicas, Ressonância Magnética, Colonoscopia, Endoscopia Digestiva, Retossigmoidoscopia, Doppler de Vasos, dentre outros.2.444 cirurgias (Colecistectomia, Histerectomia, Laqueadura, Vasectomia, Retirada de Lipoma, Histeroscopia, Hemorroidectomia, Fistula Anal, RTU de prostáta, Prostatectomia, Varicocele, Hidrocele, Hernioplastias, Cirurgias Ortopédicas, Cirurgia Pediatrica, Cirurgias Oftalmológicas) sendo 470 escleroterapias com espuma densa. Embora o quantitativo realizado tenha sido maior que o projetado de acordo com a fila de espera, a diferença do número de consultas especializadas e exames se deu diante da ampliação das necessidades à medida que os usuários foram assistidos, gerando uma demanda maior do que a projetada inicialmente além de inclusão de usuários que tinham solicitações, mas que estavam fora da fila de espera.
Para concretização da Ação Fila Zero foi necessário esforço conjunto das Diretorias da Secretaria de Saúde e priorização da gestão municipal na reorganização dos serviços para atender às necessidades de saúde dos usuários inseridos na fila de espera por serviços especializados acumuladas no período da pandemia. O Projeto tinha previsão de duração de 06 meses, no entanto foi necessária realização da ação durante todo ano de 2022. Foi realizada em espaço próprio da Secretaria, com remanejamento de técnicos da SESAU para apoiar o atendimento diário e investimento com recursos próprios. Foram necessários durante sua execução diversos arranjos para garantia de um atendimento de qualidade e integral, ora ampliando o escopo de serviços ora reorientando a oferta a partir da análise da situação da fila de espera. E desenvolvendo quando necessário, os “Fila Zero Itinerante” para alcançar a população da Costa de Camaçari, mais distante do centro. A experiência na atenção integral às cirurgias eletivas com acompanhamento dos usuários da triagem pré-operatória até a recuperação evidenciou a necessidade de dar continuidade a execução das cirurgias, levando ao planejamento para implantação de uma Centro de Referência em Cirurgias Eletivas.