PROMOÇÃO E PREVENÇÃO NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UM OLHAR CRÍTICO DA GESTÃO MUNICIPAL NO ÂMBITO DO SUS

Apresentação

A execução das ações de promoção e prevenção na educação em saúde são realizadas no município de Várzea da Roça-Bahia, que possui abrangência populacional estimada de 14.662 habitantes, onde através das práticas desempenhadas, busca-se melhorar o estado de saúde da população, esclarecendo dúvidas, levando informações relevantes, minimizando os riscos à saúde e a vulnerabilidade, prestando assim um serviço de excelência a sociedade. O município conta com seis Unidades Básicas de Saúde (UBS) e um Hospital Municipal, com equipe multidisciplinar, que facilita o trabalho com educação em saúde de forma continuada, atualização de protocolos e medidas que visam desenvolver a saúde como um todo, baseado nos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). Nesse contexto apoiado pela Secretaria Municipal de Saúde. As atividades são realizadas nas UBS e unidades escolares, trazendo conhecimento científico, por meio de palestras de conscientização, tendo como público alvo a comunidade. Através das experiências vivenciadas por intermédio dos trabalhos desenvolvidos no município, pode-se observar que capacitando o indivíduo a cuidar da sua saúde constitui um bem estar físico, mental e social.

Objetivos

Ressaltar a importância da promoção e prevenção em saúde no município de Várzea da Roça, de forma universal, desenvolver nas pessoas o senso de responsabilidade pela sua própria saúde e pela saúde da comunidade, promover a qualidade de vida e reduzir fragilidades e riscos à saúde.

Metodologia

A construção de educação em saúde foi feita através de metodologias ativas, tal como, palestras, entrevistas, sala de espera e bate papo, contendo a população como protagonistas. Enfatizando a importância do cuidado social de forma igualitária expondo as necessidades e buscando aperfeiçoamento de uma saúde de forma coletiva.

Resultados

As atividades são realizadas com propósito de resolucionar demandas do município, abordando com a população assuntos pertinentes, por meios de comunicação já citados acima, que são desenvolvidas com as seguintes temáticas, seguidas de acordo a necessidade e importância de cada mês, relevância de vacinação pediátrica de COVID-19, atualização da caderneta através das campanhas de vacinação, entre outros assuntos discutidos nos encontros, que tem uma participação ativa da comunidade que usufruem da oportunidade para esclarecimento de dúvidas sobre os diversos temas debatidos. Os encontros apresentam resultados positivos, após bate papo com a população obtemos melhores índices dos problemas expostos, indicando uma resolutividade.

Conclusões

Conclui-se, que a educação em saúde levou a enfatizar a importância do SUS, mostrando a responsabilidade pela situação da saúde que é cada vez mais íntima da prática profissional das equipes multidisciplinar. Em razão disso, pretende-se levar as informações de maneira universal, trabalhando sempre o cuidado no outro para que possamos ser capazes de enfrentar os quadros patológicos de maneira humanizada, com destaque na promoção à saúde e prevenção de doenças a nível individual e coletivo.